Educação permanente em saúde em tempos de COVID-19 : caminhos para o desenvolvimento de tecnologia educativa para profissionais de saúde
Giovanne Bento Paulino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P284e
[Permanent health education in times of COVID-19]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Débora de Souza Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Resumo: A pandemia de COVID-19 se configura como maior desafio enfrentado pela humanidade atual no que se refere à saúde. Causou no Brasil e no mundo milhares de mortes, sobrecarga dos sistemas de saúde, adoecimento dos profissionais de saúde e sucateamento de serviços essenciais. Na experiência...
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Resumo: A pandemia de COVID-19 se configura como maior desafio enfrentado pela humanidade atual no que se refere à saúde. Causou no Brasil e no mundo milhares de mortes, sobrecarga dos sistemas de saúde, adoecimento dos profissionais de saúde e sucateamento de serviços essenciais. Na experiência brasileira, o Sistema Único de Saúde foi e é o principal órgão combatente da pandemia, contando com seus serviços, equipamentos e políticas. Entre as políticas em curso, destaca-se a Política Nacional de Educação Permanente que é elucidada neste trabalho como poderosa ferramenta para transformação e reorganização de serviços de saúde. Tem como objetivo geral analisar as necessidades e possibilidades de Educação Permanente em Saúde relativas ao contexto de pandemia e pós pandemia de COVID-19 das equipes multiprofissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do município de Campinas/SP. Trata-se de um estudo do tipo intervenção de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em quatro Centros de Saúde da Rede Básica municipal de saúde de Campinas, envolvendo o total de vinte e dois participantes. A técnica de coleta utilizada foi o Grupo Focal, realizado com integrantes das equipes multiprofissionais de cada Centro de Saúde. Os quatro Grupos Focais desenvolvidos foram gravados e transcritos na íntegra, compondo um banco de dados qualitativos tratados e interpretados por meio da análise de conteúdo do tipo temática. Os principais resultados do estudo estão descritos e discutidos em duas produções científicas encaminhadas para publicação: "Os significados que as trabalhadoras atribuem ao conceito de educação permanente em saúde e suas práticas" e "Urgência no combate às fake news"; além de reflexões desenvolvidas para a idealização de tecnologia da informação. Os achados destacam a necessidade da ampliação das ações de Educação Permanente em Saúde para o fortalecimento das equipes de saúde enquanto locais seguros para a educação em saúde entre a população e entre a própria equipe. Fica explícita a urgência no combate às fake news, pois o aumento da circulação de notícias falsas contribui para a descredibilização dos profissionais de saúde, aumento nos casos de violência contra componentes das equipes de saúde e cobertura vacinal. É relevante trazer luz ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta nos programas e ações de Educação Permanente em Saúde, sendo desenhado caminhos para a construção dessa ferramenta. Conclui-se que é recomendável o aumento de ações de fortalecimento das equipes de saúde, por ter sido percebido grande exaustão por parte dos profissionais, sentimentos de impotência, conflitos latentes e incertezas quanto a fundamentos teóricos do combate à pandemia
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Abstract: The pandemic of COVID-19 is configured as the greatest challenge faced by mankind today in relation to health. It caused in Brazil and in the world thousands of deaths, overloading the health systems, making health professionals ill, and scrapping essential services. In the Brazilian...
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Abstract: The pandemic of COVID-19 is configured as the greatest challenge faced by mankind today in relation to health. It caused in Brazil and in the world thousands of deaths, overloading the health systems, making health professionals ill, and scrapping essential services. In the Brazilian experience, the Unified Health System was and is the main combatant of the pandemic, relying on its services, equipment, and policies. Among the current policies, the National Policy of Continuing Education stands out, and is elucidated in this work as a powerful tool for the transformation and reorganization of health services. Its general objective is to analyze the needs and possibilities of Continuing Education in Health related to the pandemic and post pandemic context of COVID-19 of the multiprofessional health teams of Primary Health Care in the city of Campinas/SP. This is an intervention type study with a qualitative approach. The research was carried out in four Health Centers of the municipal Basic Health Network of Campinas, involving a total of twenty-two participants. The technique used was the Focus Group, carried out with members of the multiprofessional teams of each Health Center. The four focus groups were recorded and transcribed in full, making up a qualitative data bank, treated and interpreted by means of thematic content analysis. The main results of the study are described in two publications, highlighting the following themes: "The meanings that workers attribute to the concept of continuing education in health and their practices" "Urgency in fighting fake news" and "The powers found in the idealization of the technological tool to aid in the conception of Continuing Education in Health". The findings highlight the need to expand the actions of Continuing Education in Health to strengthen the health teams as safe places for health education among the population and among the team itself. It is explicit the urgency of combating fake news, because the increased circulation of false news contributes to the discrediting of health professionals, an increase in cases of violence against members of the health teams and vaccination coverage. It is relevant to bring light to the use of Information and Communication Technologies as a tool in the programs and actions of Continuing Education in Health, drawing paths for the construction of this tool. It is concluded that it is recommended to increase the actions to strengthen the health teams, because it was perceived great exhaustion on the part of professionals, feelings of impotence, latent conflicts and uncertainties about the theoretical foundations of the fight against the pandemic
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Educação permanente em saúde em tempos de COVID-19 : caminhos para o desenvolvimento de tecnologia educativa para profissionais de saúde
Giovanne Bento Paulino
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