Práticas de letramento com crianças pequenas : possibilidades na alfabetização
Mellina Silva, Ana Lúcia Guedes-Pinto
ARTIGO
Português
[Literacy practices with young children]
Resumo: Este artigo busca dar visibilidade às práticas de letramento com crianças pequenas, que muitas vezes se desenvolvem de forma pouco documentada ou mesmo sem reconhecimento/valorização por parte de seus participantes. Trata-se de um estudo que dirige o olhar aos relatos que as professoras de...
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Resumo: Este artigo busca dar visibilidade às práticas de letramento com crianças pequenas, que muitas vezes se desenvolvem de forma pouco documentada ou mesmo sem reconhecimento/valorização por parte de seus participantes. Trata-se de um estudo que dirige o olhar aos relatos que as professoras de crianças entre quatro e cinco anos contam em relação às práticas que desenvolvem em suas rotinas de trabalho, especificamente à alfabetização. A fundamentação teórica se fundamenta na História Cultural, permitindo, portanto, no âmbito da educação, a problematização dos modos próprios dos fazeres no cotidiano. O estudo se referencia em uma pesquisa desenvolvida na região de Campinas (São Paulo) que adotou a abordagem metodológica da História Oral. As falas das professoras dão visibilidade a diversas propostas de trabalho pedagógico destacando-se nos relatos uma perspectiva lúdica presente no ensino da língua escrita
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Abstract: This article tries to give visibility to the initial reading instruction with little children, that many times are developing with an unnoticed way or without recognition for your participants. This is a study that looks at the reports that teachers of children between four and five years...
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Abstract: This article tries to give visibility to the initial reading instruction with little children, that many times are developing with an unnoticed way or without recognition for your participants. This is a study that looks at the reports that teachers of children between four and five years old tell in relation to the practices they develop in their work routines, specifically literacy. The theoretical foundation is based on Cultural History, allowing, therefore, in the context of education, the problematization of the specific ways of doing in everyday life. The study takes to reference a research made at the Campinas region (São Paulo), that adopted as methodology the Oral History. The teachers' speeches give visibility to several pedagogical work proposals, highlighting in the reports a playful perspective present in the teaching of written language
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Aberto
Silva, Mellina, 1984-
Autor
Práticas de letramento com crianças pequenas : possibilidades na alfabetização
Mellina Silva, Ana Lúcia Guedes-Pinto
Práticas de letramento com crianças pequenas : possibilidades na alfabetização
Mellina Silva, Ana Lúcia Guedes-Pinto
Fontes
Revista brasileira de alfabetização (Fonte avulsa) |