A correlação entre segurança veicular e geometria rodoviária com base na aceleração centrípeta
Creso de Franco Peixoto
TESE
Português
T/UNICAMP P359c
[The correlation between vehicle safety and road geometry based on centripetal acceleration]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (195 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Diógenes Cortijo Costa, Cássio Eduardo Lima de Paiva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: Acidentes rodoviários participam, de forma significativa, na perda de vidas humanas e recursos financeiros, tanto em termos mundiais como nacionais. Para se conceber novas estratégias de combate ao problema, há contínua necessidade de se buscar novas abordagens. Neste trabalho, elementos...
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Resumo: Acidentes rodoviários participam, de forma significativa, na perda de vidas humanas e recursos financeiros, tanto em termos mundiais como nacionais. Para se conceber novas estratégias de combate ao problema, há contínua necessidade de se buscar novas abordagens. Neste trabalho, elementos geométricos rodoviários e dados de acidentes ocorridos ao longo de pelo menos 10 anos foram analisados e correlacionados, tanto de forma isolada quanto conjunta. Utiliza-se a aceleração centrípeta como o principal parâmetro para correlações indiretas com os acidentes, fundamentadas em características geométricas significativas. Propõe-se um modelo que correlaciona elementos geométricos a acidentes, adequado tanto para aplicações pontuais quanto para segmentos rodoviários, sendo particularmente aplicável em rodovias de pista única, sobretudo em longos trechos em declive. A aplicabilidade do modelo é demonstrada em segmentos rodoviários do sudeste brasileiro, com dados geométricos obtidos através de levantamentos de campo e de fontes abertas na internet. A precisão desses dados abertos foi verificada mediante comparação com desenhos físicos das estradas examinadas, correspondendo ao período do levantamento de acidentes. O modelo proposto visa contribuir para o entendimento da trajetória veicular que o predispõe a acidentes em função dos elementos geométricos que mais influenciam nesses eventos, por meio de uma análise integrada dessas variáveis, eliminando a necessidade de se aguardar pela acumulação de dados sobre acidentes. A correlação entre Tombamentos e índice de risco de abordagem científica atingiu coeficiente de determinação superior a 0,8 no trecho de teste do Modelo Arco-Íris. As melhores correlações entre os índices de risco propostos e outros tipos de acidentes e veículos apresentaram coeficientes de determinação superiores a 0,6; parâmetro utilizado para avaliar a qualidade dos modelos resultantes, obtidos nos dois trechos rodoviários estudados, condicionados por traçados sinuosos e longa extensão em descida
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Abstract: Road accidents play a significant role in the loss of human lives and financial resources, both globally and nationally. To devise new strategies to minimize the problem, there is a continuous need to seek new approaches. In this work, road geometric elements and accident data that...
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Abstract: Road accidents play a significant role in the loss of human lives and financial resources, both globally and nationally. To devise new strategies to minimize the problem, there is a continuous need to seek new approaches. In this work, road geometric elements and accident data that occurred over at least 10 years were analyzed and correlated to some road parts, both individually and jointly. Centripetal acceleration is used as the main parameter for an indirect correlation to accidents, based on significant geometric characteristics. A model is proposed that correlates geometric elements to accident rates, suitable for applications to single lane highway segments, especially on long downhill stretches. The applicability of the model is demonstrated on road parts from Southeast Brazil, with geometric data obtained through field surveys and from open data on internet. The accuracy of these open access data was verified by comparison with as built drawings of the examined highways, matching the accident collection. The proposed model aims to contribute to the understanding of the vehicle trajectory that predisposes accidents related to the adopted main geometric features. The correlation between the number of rollovers and the scientific risk index reached a determination coefficient higher than 0.8; in the Rainbow Model road test section. The best correlations between the proposed risk indexes and other types of accidents and vehicles presented determination coefficients higher than 0.6; a parameter used to evaluate the quality of the resulting Model, obtained on the two selected road sections, conditioned by sinuous routes and long downhill stretches
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Aberto
Costa, Diogenes Cortijo, 1951-
Orientador
Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-
Coorientador
Segantine, Paulo César Lima
Avaliador
Monari, Marcelo
Avaliador
Pestana, Fernando Augusto Battistini
Avaliador
Oliveira, Henrique Cândido de, 1988-
Avaliador
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