Como foi que efetivando direitos, perdemos direitos? : compliance e a privatização da educação
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
ARTIGO
Português
[How was it that, by enforcing rights, we lost rights?]
[¿Cómo fue que, al ejercer derechos, perdimos derechos? ]
Resumo: Partindo da hipótese de que um cenário estatal de incentivo ao cumprimento de leis e regras nas empresas (compliance), visando frustrar comportamento lucrativo predatório, culminou em ações de responsabilidade social traduzidas em situações que se caracterizam como privatização da educação,...
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Resumo: Partindo da hipótese de que um cenário estatal de incentivo ao cumprimento de leis e regras nas empresas (compliance), visando frustrar comportamento lucrativo predatório, culminou em ações de responsabilidade social traduzidas em situações que se caracterizam como privatização da educação, criando um processo simultâneo de cumprimento e anulação de direitos, o presente artigo tem como objetivo discutir o referido antagonismo, problematizando o formato da relação estabelecida entre compliance e educação. Mediante diálogo interdisciplinar, expomos a questão central do problema, os conceitos chave e debatemos com base na teoria norte-americana do public function, formas de reverter uma situação colidente de efetivação e perda de direitos, em especial, o direito fundamental à educação pública, laica e socialmente referenciada
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Abstract: Based on the hypothesis that a state scenario of incentive to comply with laws and regulations in companies (compliance) aiming to frustrate predatory profi t-making, culminated in social responsibility actions translated into situations that are characterized as privatization of...
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Abstract: Based on the hypothesis that a state scenario of incentive to comply with laws and regulations in companies (compliance) aiming to frustrate predatory profi t-making, culminated in social responsibility actions translated into situations that are characterized as privatization of education, creating a simultaneous process of eff ectiveness and annulment of rights, this article aims to discuss the aforementioned antagonism, problematizing the format of the relation established between compliance and education. Through an interdisciplinary dialogue, we explore the central issue of the problem, the key concepts, and discuss, based on the US public function theory, ways of reversing a collision of eff ectiveness and loss of rights, especially the fundamental right to a public, secular and socially referenced education
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Resumen: Partiendo de la hipótesis de que un escenario estatal de incentivos para cumplir con las leyes y normas en las empresas (compliance) con el objetivo de frustrar el comportamiento rentable depredador, culminó en acciones de responsabilidad social traducidas en situaciones que se caracterizan...
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Resumen: Partiendo de la hipótesis de que un escenario estatal de incentivos para cumplir con las leyes y normas en las empresas (compliance) con el objetivo de frustrar el comportamiento rentable depredador, culminó en acciones de responsabilidad social traducidas en situaciones que se caracterizan como la privatización de la educación, creando un proceso simultáneo de cumplimiento y anulación de derechos, este artículo tiene como objetivo discutir ese antagonismo, problematizando el formato de la relación establecida entre compliance y educación. A través del diálogo interdisciplinario, exponemos el tema central del problema, los conceptos clave y discutimos, con base en la teoría norteamericana de la función pública, formas de revertir una situación colateral de efectividad y pérdida de derechos, en particular, el derecho fundamental a la educación pública, secular y socialmente referenciada
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Aberto
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Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
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Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Fontes
Cadernos de pesquisa (Fonte avulsa) |