Avaliação da exatidão planialtimétrica de produtos cartográficos utilizando sensores orbitais e aerotransportados
Luís Antônio de Lima
TESE
Português
T/UNICAMP L628a
[Evaluation of planialtimetric accuracy of cartographic products using orbital and airborne sensors]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (206 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Henrique Candido de Oliveira, Diogenes Cortijo Costa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: Diversas fontes são utilizadas na produção de mapas cartográficos. Estas são diferentes em tecnologia, em capacidade de área de cobertura, em exatidão posicional, em resolução espacial, em resolução espectral entre outras. Este trabalho tem como objetivo central avaliar a exatidão...
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Resumo: Diversas fontes são utilizadas na produção de mapas cartográficos. Estas são diferentes em tecnologia, em capacidade de área de cobertura, em exatidão posicional, em resolução espacial, em resolução espectral entre outras. Este trabalho tem como objetivo central avaliar a exatidão planialtimétrica de três produtos cartográficos, gerados por meio de três fontes distintas: imagens orbitais de alta resolução; fotos aéreas digitais obtidas com aeronave tripulada e; fotos aéreas digitais obtidas com aeronave não tripulada. Metodologicamente, três produtos cartográficos foram gerados sobre a mesma área: o primeiro produto utilizou imagem de satélite de alta resolução, executando o processo de ortorretificação através de modelo de terreno pré-existente, proveniente de voo fotogramétrico executado com sistema LiDAR e também com dados RPC (Rational Polynomial Coefficients); o segundo utilizou ortofotos e modelos digitais de terreno gerados mediante técnicas convencionais de cartografia, com imagens obtidas por aeronave tripulada, equipada com câmera aérea de grande formato e; o terceiro utilizou também ortofotos e modelos digitais de terreno, gerados mediante técnicas convencionais de cartografia em que as imagens foram obtidas com aeronave não tripulada, equipada com câmera aérea de pequeno formato. A partir destes experimentos, o estudo propôs protocolo para a elaboração de produtos cartográficos gerados pelas fontes mencionadas anteriormente, o objetivo foi estabelecer processo produtivo que assegure a geração de produtos de alta qualidade, sendo uma das contribuições principais da pesquisa. Para o processo de avaliação da qualidade foram utilizadas normas nacionais e internacionais, aliadas à grande quantidade de pontos de controle distribuídos na área de estudo e obtidos com sistema GNSS, utilizando-se o método relativo estático. Os melhores resultados obtidos para o caso das imagens orbitais foram compatíveis com produtos na escala de 1:5000, e para os produtos gerados através de sistemas aerotransportados, foi possível atingir escalas 1:500 e 1:1000, todos em relação ao padrão de exatidão cartográfica nacional para produtos digitais. Este estudo representa uma contribuição original para o campo da Engenharia de Transportes
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Abstract: Several sources are used in the production of cartographic maps. These sources differ in technology, area coverage capacity, accuracy, spatial resolution, spectral resolution, among other factors. This study's central objective is to assess the planimetric and altimetric accuracy of three...
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Abstract: Several sources are used in the production of cartographic maps. These sources differ in technology, area coverage capacity, accuracy, spatial resolution, spectral resolution, among other factors. This study's central objective is to assess the planimetric and altimetric accuracy of three cartographic products generated through three distinct sources: high-resolution orbital images; digital aerial photographs obtained from a manned aircraft; and digital aerial photographs obtained from an unmanned aircraft. Methodologically, three cartographic products were generated for the same area: the first product used high-resolution satellite imagery, with ortho-rectification performed through a pre-existing terrain model obtained from photogrammetric flight using LiDAR system and also RPC (Rational Polynomial Coefficients) data; the second used orthophotos and digital terrain models generated using conventional cartographic techniques, with images obtained from a manned aircraft equipped with a large-format aerial camera; and the third also used orthophotos and digital terrain models, generated using conventional cartographic techniques, but with images obtained from an unmanned aircraft equipped with a small-format aerial camera. Based on these experiments, the study proposed a protocol for the creation of cartographic products from the mentioned sources. The goal was to establish a production process that ensures the generation of high-quality products, which is one of the main contributions of the research. For the quality assessment process, national and international standards were used, combined with a large number of control points distributed across the study area and obtained with a GNSS system using the static relative method. The best results obtained for orbital images were compatible with products at a scale of 1:5000, while for products generated through airborne systems, scales of 1:500 and 1:1000 were achievable, all in relation to the national cartographic accuracy standard for digital products. This study represents an original contribution to the field of Transportation Engineering
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Aberto
Oliveira, Henrique Cândido de, 1988-
Orientador
Costa, Diogenes Cortijo, 1951-
Coorientador
Trabanco, Jorge Luiz Alves, 1956-
Avaliador
Fonseca Junior, Edvaldo Simões da
Avaliador
Gallis, Rodrigo Bezerra de Araujo
Avaliador
Fazan, Antônio Juliano
Avaliador
Avaliação da exatidão planialtimétrica de produtos cartográficos utilizando sensores orbitais e aerotransportados
Luís Antônio de Lima
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