Educação nosdos terreiros : conhecimentos forjados nos itans da Yás Odés
Marta Ferreira da Silva
TESE
Português
T/UNICAMP F413e
[Education on the lands]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (105 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jackeline Rodrigues Mendes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho de pesquisa se propõe anunciar a educação nosdos Terreiros, apresentando conceitos, categorias e metodologia a partir dos saberes ancestrais que constituem os terreiros de candomblé; no caso desta pesquisa, partindo do Ile Asé Omi Lare Ìyá Sagbá, localizado em Duque de Caxias,...
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Resumo: Este trabalho de pesquisa se propõe anunciar a educação nosdos Terreiros, apresentando conceitos, categorias e metodologia a partir dos saberes ancestrais que constituem os terreiros de candomblé; no caso desta pesquisa, partindo do Ile Asé Omi Lare Ìyá Sagbá, localizado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Utilizamos, como fonte principal, manuscritos elaborados nos cotidianos dos terreiros por Maria Helena D’Iánsan, minha avó de santo, dialogando com as histórias ancestrais, ìtáns, buscando seus usos enquanto SULeadores das redes educativas trançadas nos terreiros. Buscamos entender e apresentar essas histórias ancestrais como propagadoras e elaboradoras de conhecimentos específicos que dão forma a uma epistemologia ancestral/de terreiro e todo arcabouço conceitual que emana dela. Elementos do terreiro como corolário de teorizações afrorreferenciadas, elaboradas no chão do terreiro, mas extrapolando seus muros a partir de suas elaborações filosóficas, sociológicas, históricas, educativas. Trata-se de uma resistência aquilombada ao epistemicídio (Carneiro, 2023) infligido à população afrodiaspórica. Nos propomos compreender e publicizar academicamente teorias ancestrais nosdos terreiros como possibilidade de caminho para fortalecer e instrumentalizar nossas lutas cotidianas contra os racismos estrutural, ambiental e, principalmente, o religioso e, também, propomos uma educação que não só atenda ao discurso da branquitude, mas oportunize que nossos conhecimentos sejam levados em consideração e garantam a implementação de políticas públicas educacionais que deem conta das lacunas existentes, provocadas e garantidas por uma cosmovisão embranquecida
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Abstract: This research work aims to promote education in the Terreiros, presenting concepts, categories and methodology based on the ancestral knowledge that con-stitutes the Candomblé terreiros; in the case of this research, starting from Ile Asé Omi Lare Ìyá Sagbá, located in Duque de Caxias, Rio...
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Abstract: This research work aims to promote education in the Terreiros, presenting concepts, categories and methodology based on the ancestral knowledge that con-stitutes the Candomblé terreiros; in the case of this research, starting from Ile Asé Omi Lare Ìyá Sagbá, located in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. We use as the main source manuscripts created in the daily life of the terreiros, by Maria Helena D’Iánsan, my saint's grandmother, dialoguing with the ancestral stories, ìtáns, seek-ing their uses as SULeadores of the euc\tive nets woven in the terreiros. We seek to understand and present these ancestral stories as propagators and creators of spe-cific knowledge that shape an ancestral/terreiro epistemology and the entire concep-tual framework that emanates from it. Elements of the terreiro as a corollary of Afro-referenced theorizations, elaborated on the ground of the terreiro, but extrapolating its walls based on its philosophical, sociological, historical and educational elabora-tions. It is about an Aquimba resistance to epistemicide (Carneiro, 2023) inflicted on the Afrodiasporic population. We propose to academically understand and publicize ancestral theories in the terreiros as a possible way to strengthen and instrumental-ize our daily struggles against structural, environmental, and mainly religious racism and, also, for an education that not only meets the discourse of whiteness, but providing opportunities for our knowledge to be taken into account and guarantee the implementation of public educational policies that address existing gaps, caused and guaranteed by a whitened worldview
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
Orientador
Botelho, Denise Maria
Avaliador
Bezerra, Nielson Rosa, 1977-
Avaliador
Trindade, Norma
Avaliador
Nascimento, Wanderson Flor do
Avaliador
Educação nosdos terreiros : conhecimentos forjados nos itans da Yás Odés
Marta Ferreira da Silva
Educação nosdos terreiros : conhecimentos forjados nos itans da Yás Odés
Marta Ferreira da Silva