Relações de poder no ensino superior em Angola : o caso dos estudantes do ISCED de Luanda (2019 - 2024)
Marcelino Mendes Curimenha
TESE
Português
T/UNICAMP C925r
[Power relations in higher education in Angola]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Nelson Domingos Antônio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Esta tese investiga a dinâmica das relações de poder no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED), instituição de formação de professores em Angola. Utilizando a perspectiva foucaultiana da microfísica do poder, a pesquisa examina como essas relações se manifestam no...
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Resumo: Esta tese investiga a dinâmica das relações de poder no Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED), instituição de formação de professores em Angola. Utilizando a perspectiva foucaultiana da microfísica do poder, a pesquisa examina como essas relações se manifestam no cotidiano acadêmico, influenciando a percepção dos estudantes sobre hierarquização e sujeição. O estudo destaca como o ambiente universitário moderno, através de práticas de disciplinarização, reflete tensões, conflitos e desigualdades. O pensamento de Michel Foucault fundamenta a análise das transformações históricas das práticas punitivas e seu impacto nas relações de poder e na formação de subjetividades. A tese também considera a relevância da abordagem foucaultiana em compreender o presente, explorando as implicações das técnicas de vigilância e controle na educação superior angolana. Ao mesmo tempo, os escritos de Xitu e Pepetela, além de outros autores e músicos de Angola, contribuem à observação acerca da cultura do país, permeada pelo apreço às aparências e apartada de uma posição política crítica e contestadora. Por meio do emprego de entrevistas, os objetivos centrais incluem analisar as percepções dos estudantes do ISCED sobre suas relações com os professores e identificar os elementos que determinam o sucesso ou fracasso em sua formação. A pesquisa busca compreender como as experiências acadêmicas são influenciadas por práticas de poder, e como os estudantes constroem suas visões sobre o que significa ser um bom ou mau professor. Os resultados indicam que a formação docente no ISCED está inserida em um contexto de enclausuramento, onde a organização espacial e disciplinar molda as experiências e subjetividades dos futuros professores. A análise revela uma contradição entre o discurso de emancipação e a perpetuação de práticas colonizadoras, apontando para uma padronização que interfere no desenvolvimento de uma educação que promove o diálogo, a diferença e a democracia. A tese está estruturada em onze capítulos, abordando desde a introdução e itinerário da pesquisa até a análise das relações de poder segundo Foucault, o mapeamento do regime de poder em Angola, a evolução do Ensino Superior, relatos de estudantes e a representação do poder em obras literárias e poéticas. Ao final, busca-se entender como as tensões discursivas e as práticas de poder impactam a formação docente e a vida acadêmica no contexto angolano, propondo reflexões sobre possíveis mudanças para uma educação mais equitativa e democrática
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Abstract: This thesis investigates the dynamics of power relations at the Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED), a teacher training institution in Angola. Using the Foucauldian perspective of the microphysics of power, the research examines how these relationships manifest...
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Abstract: This thesis investigates the dynamics of power relations at the Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED), a teacher training institution in Angola. Using the Foucauldian perspective of the microphysics of power, the research examines how these relationships manifest themselves in everyday academic life, influencing students' perception of hierarchization and subjection. The study highlights how the modern university environment, through disciplinary practices, reflects tensions, conflicts and inequalities. Michel Foucault's thought underpins the analysis of the historical transformations of punitive practices and their impact on power relations and the formation of subjectivities. The thesis also considers the relevance of the Foucauldian approach in understanding the present, exploring the implications of surveillance and control techniques in Angolan higher education. At the same time, the writings of Xitu and Pepetela, as well as other authors and musicians from Angola, contribute to the observation of the country's culture, permeated by an appreciation for appearances and separated from a critical and contesting political position. Through the use of interviews, the central objectives include analyzing the perceptions of ISCED students about their relationships with teachers and identifying the elements that determine success or failure in their training. The research seeks to understand how academic experiences are influenced by power practices, and how students construct their views on what it means to be a good or bad teacher. The results indicate that teacher training at ISCED is inserted in a context of enclosure, where the spatial and disciplinary organization shapes the experiences and subjectivities of future teachers. The analysis reveals a contradiction between the discourse of emancipation and the perpetuation of colonizing practices, pointing to a standardization that interferes with the development of an education that promotes dialogue, difference and democracy. The thesis is structured into eleven chapters, covering everything from the introduction and research itinerary to the analysis of power relations according to Foucault, the mapping of the power regime in Angola, the evolution of Higher Education, student reports and the representation of power in literary and poetic works. In the end, we seek to understand how discursive tensions and power practices impact teacher training and academic life in the Angolan context, proposing reflections on possible changes towards a more equitable and democratic education
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Aberto
Antônio, Nelson Domingos
Orientador
Icle, Gilberto
Avaliador
Silva, Karen Franklin da
Avaliador
Paxe, Isaac Pedro Vieira
Avaliador
Leite, Sandra Fernandes, 1968-
Avaliador
Relações de poder no ensino superior em Angola : o caso dos estudantes do ISCED de Luanda (2019 - 2024)
Marcelino Mendes Curimenha
Relações de poder no ensino superior em Angola : o caso dos estudantes do ISCED de Luanda (2019 - 2024)
Marcelino Mendes Curimenha