O gênero debate no cursinho popular Exato : a aprendizagem por meio da voz do outro
Marília Grassi Trementocio Tosta
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T639g
[The genre debate in the popular course Exato]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Raquel Salek Fiad
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objetivo dessa dissertação é propor, descrever e analisar como o gênero debate pode ser aprendido no contexto do cursinho popular Exato, que consiste em um projeto formado por estudantes da UNICAMP, a fim de promover a inclusão social, a formação e a revisão constante de opinião, a...
Ver mais
Resumo: O objetivo dessa dissertação é propor, descrever e analisar como o gênero debate pode ser aprendido no contexto do cursinho popular Exato, que consiste em um projeto formado por estudantes da UNICAMP, a fim de promover a inclusão social, a formação e a revisão constante de opinião, a compreensão e empatia do discurso do outro, tanto nos discentes quanto nos voluntários do projeto, através da proposição de uma sequência didática (SD) inspirada em DOLZ, DE PIETRO e SCHNEUWLY (2004). A SD une dois conceitos defendidos pelos autores: o debate de opinião de fundo controverso e o debate deliberativo, além de sugerir a execução do debate ficcional, a fim de evidenciar que a união entra estas vertentes é possível e mais efetiva quando se trata de aprendizagem para transformação social. Ademais, também pretendeu-se localizar essa pesquisa nos estudos sobre ensino de gêneros orais, que ainda carecem de espaço na academia e de sistematização no ensino na sala de aula. Além disso, este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa na área de Linguística Aplicada, configurando a metodologia como um estudo de caso, tendo as entrevistas aos voluntários e aos alunos dos projetos, as respostas escritas às atividades e as gravações das aulas como objetos de análise. Como resultado, os alunos conseguiram realizar o debate mesmo em um contexto com opiniões uníssonas, diferente do proposto pelo Grupo de Genebra, revendo seus posicionamentos somente após a "troca de vozes" do debate, quando ouviram seus próprios discursos enunciados pelos colegas, na denominada produção final da sequência didática. Somado a isso, os discentes também se sensibilizaram pela temática discutida com a apresentação dela através de uma obra artística, em que diferentes semioses foram trabalhadas, originando o debate ficcional. Então, esse trabalho pode mostrar como uma proposta com gênero oral pode ser aplicado em um contexto de educação não-formal, desenvolvendo os aspectos linguísticos, cognitivos e sociais defendidos por DOLZ, DE PIETRO e SCHNEUWLY (2004) através da proposição de uma sequência didática transdisciplinar
Ver menos
Abstract: The objective of this study is to propose, to describe and to analyze how the speech genre debate can be learned in the context of a course with the intent to help students to access the university, such as Exato, a popular course sustained by Unicamp students. Our thesis is that the...
Ver mais
Abstract: The objective of this study is to propose, to describe and to analyze how the speech genre debate can be learned in the context of a course with the intent to help students to access the university, such as Exato, a popular course sustained by Unicamp students. Our thesis is that the speech genre debate can promote social inclusion, formation and constant review of opinion, understanding and empathy for other people's speech, considering both in students and on project volunteers, through the proposition of a didactic sequence (SD) inspired by DOLZ, DE PIETRO and SCHNEUWLY (2004). This didactic sequence unite two concepts defended by the authors: the controversial opinion debate and the deliberative debate, in addition to suggesting the execution of the fictional debate, in order to highlight that the union between these aspects is possible and more effective to promote learning with the intention of social transformation. Furthermore, it was also intended to locate this research in studies of teaching oral genres, which are underestimated in Academia. This study represents a qualitative research in the area of Applied Linguistics, considering as objects of analysis interviews with volunteers and students, written responses to activities and recordings of classes. As a result, the students were able to carry out the debate even in a context with unanimous opinions, representing a different situation from that proposed by the Geneva Group. The students were able to review their positions only after the "voices exchange" in the debate, when they heard their own speeches given by their colleagues, in the so-called final production of the didactic sequence. In addition, the students were also aware of the topic discussed with its presentation through an artistic work, in which different semiosis were worked on, leading to the fictional debate. Therefore, this work can show how teaching oral genre can be applied in a non-formal education context, developing the linguistic, cognitive and social aspects defended by DOLZ, DE PIETRO and SCHNEUWLY (2004) through the proposition of a transdisciplinary didactic sequence
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Fiad, Raquel Salek, 1948-
Orientador
Paris, Larissa Giacometti, 1992-
Avaliador
O gênero debate no cursinho popular Exato : a aprendizagem por meio da voz do outro
Marília Grassi Trementocio Tosta
O gênero debate no cursinho popular Exato : a aprendizagem por meio da voz do outro
Marília Grassi Trementocio Tosta