A importância da educação no subdesenvolvimento furtadiano
Jéssica Yume Nagasaki, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Letícia Aparecida Gonçalves Dias, Maiely Amaral dos Santos
ARTIGO
Português
[The importance of education in furtadian underdevelopment]
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância e o enfoque da educação no subdesenvolvimento furtadiano. Nessa perspectiva, o subdesenvolvimento, não se traduz em etapa obrigatória, pelo contrário, trata-se de um processo histórico e autônomo de cada país, para serem considerados...
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Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância e o enfoque da educação no subdesenvolvimento furtadiano. Nessa perspectiva, o subdesenvolvimento, não se traduz em etapa obrigatória, pelo contrário, trata-se de um processo histórico e autônomo de cada país, para serem considerados desenvolvidos, o que implica na divisão global entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Aproximando o quesito educação e subdesenvolvimento têm-se o caráter cultural, cuja autonomia e a criatividade devem ser inerentes neste processo, em que o ser humano aprimora suas habilidades e potencialidades para estabelecer um conhecimento que possibilite colaborar com a estrutura interna do país. O Brasil, considerado um país subdesenvolvido, tem diversos aspectos a serem repensados, o qual inclui identificar em que momento e em que circunstância o elemento educação viabiliza pensar formas que coadunem com o desenvolvimento econômico social, levando em consideração que mesmo com ênfase histórico-econômico, o pensamento social e educacional sofre clivagens. Para a realização da pesquisa utilizou-se investigações bibliográficas no qual foram selecionados artigos publicados com as principais temáticas: "subdesenvolvimento", "educação", "desenvolvimento" e "pensamento social", conectam-se com a metodologia histórico-estrutural do marco teórico. Como resultado, têm-se que a educação não é tida como o principal aspecto, mas permeia e serve de âncora no processo, pois tem incidência direta na autonomia e emancipação do ser humano, colocando-o como um ator importante nesse processo, isto é, a capacidade de desenvolver habilidades também permite questionar os modelos vigentes na sociedade, direcionando o desenvolvimento e evidenciando mudanças necessárias
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Abstract: This article aims to analyze the importance and focus of education in Furtadian underdevelopment. From this perspective, underdevelopment does not translate into a mandatory stage, on the contrary, it is a historical and autonomous process of each country, to be considered developed, which...
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Abstract: This article aims to analyze the importance and focus of education in Furtadian underdevelopment. From this perspective, underdevelopment does not translate into a mandatory stage, on the contrary, it is a historical and autonomous process of each country, to be considered developed, which implies the global division between developed and underdeveloped countries. Bringing together the question of education and underdevelopment, there is the cultural character, whose autonomy and creativity must be inherent in this process, in which the human being improves his skills and potential to establish a knowledge that makes it possible to collaborate with the internal structure of the country. Brazil, considered an underdeveloped country, has several aspects to be rethought, which includes identifying when and in what circumstances the education element makes it possible to think of ways that are consistent with social economic development, taking into account that even with historical-economic emphasis, social and educational thinking suffers cleavages. To carry out the research, bibliographic investigations were used, in which published articles were selected with the main themes: "underdevelopment", "education", "development" and "social thinking", connected with the historical-structural methodology of the theoretical framework . As a result, education is not seen as the main aspect, but permeates and serves as an anchor in the process, as it has a direct impact on the autonomy and emancipation of the human being, placing him as an important actor in this process, that is, the ability to develop skills also makes it possible to question the current models in society, directing development and highlighting necessary change
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Aberto
A importância da educação no subdesenvolvimento furtadiano
Jéssica Yume Nagasaki, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Letícia Aparecida Gonçalves Dias, Maiely Amaral dos Santos
A importância da educação no subdesenvolvimento furtadiano
Jéssica Yume Nagasaki, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Letícia Aparecida Gonçalves Dias, Maiely Amaral dos Santos
Fontes
Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (Fonte avulsa) |