Impasses contemporâneos : modos de intervenção ético-política, baseados em uma experiência escolar brasileira
Soraya Souza, Ana Archangelo, Lilian Cardozo de Mendonça, Paulo Coelho Diaz
ARTIGO
Português
[Contemporary deadlocks]
Agradecimentos: Este artigo faz parte dos esforços analíticos de uma Pesquisa Fapesp intitulada "Escola, Co-municação e Sobrevivência" (Proc. 2021/11651-9), coordenada por Ana Archangelo (FE-UNICAMP)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como os professores e os alunos podem construir estratégias de intervenção diante dos impasses contemporâneos presentes em uma experiência de uma Escola Municipal de Campinas-SP, Brasil. A metodologia utilizada se baseia na psicanálise freudiana, e o...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como os professores e os alunos podem construir estratégias de intervenção diante dos impasses contemporâneos presentes em uma experiência de uma Escola Municipal de Campinas-SP, Brasil. A metodologia utilizada se baseia na psicanálise freudiana, e o enfoque conceitual abrange a relação de transferência, a escuta, os afetos e a realidade psíquica, como instrumentos estratégicos para acolher a ação de professores e alunos na construção de intervenções ético-políticas. Os resultados são apresentados nas situações escolares como um desafio cotidiano para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem
Ver menos
Abstract: This paper aims to discuss how teachers and students can build intervention strategies in face of contemporary impasses based in an experience of a Municipal School in Campinas-SP, Brazil. The methodology used is based on Freudian psychoanalysis, and the conceptual approach covers the...
Ver mais
Abstract: This paper aims to discuss how teachers and students can build intervention strategies in face of contemporary impasses based in an experience of a Municipal School in Campinas-SP, Brazil. The methodology used is based on Freudian psychoanalysis, and the conceptual approach covers the transference relationship, the listening, the affections and psychic reality, as strategic instruments to welcome the action of teachers and students in the building of ethical-political interventions. The results are presented in educational situations as a daily challenge for those involved in the teaching-learning process
Ver menos
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
2021/11651-9
Aberto
Souza, Soraya
Autor
Archangelo, Ana, 1965-
Autor
Texto completo: https://www.cprj.com.br/ojs_cprj/index.php/cprj/article/view/447
Impasses contemporâneos : modos de intervenção ético-política, baseados em uma experiência escolar brasileira
Soraya Souza, Ana Archangelo, Lilian Cardozo de Mendonça, Paulo Coelho Diaz
Impasses contemporâneos : modos de intervenção ético-política, baseados em uma experiência escolar brasileira
Soraya Souza, Ana Archangelo, Lilian Cardozo de Mendonça, Paulo Coelho Diaz
Fontes
Cadernos de Psicanálise (Fonte avulsa) |