Utilização de um desenho animado como apoio numa proposta de sequência didática para a construção de uma árvore filogenética hipotética
Renata de Souza Lima
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L628u
[Use of a cartoon as support in a didactic sequence proposal for the construction of a hypothetical phylogenetic tree]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (53 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Biologia
Resumo: Hoje as Ciências Biológicas têm como base para as mais diversas explicações, a evolução. Caso não haja o domínio do conhecimento por parte do docente, ensinar, principalmente a zoologia, se torna desconexo para o(a) discente e pura memorização de características dos grupos zoológicos. Não é...
Ver mais
Resumo: Hoje as Ciências Biológicas têm como base para as mais diversas explicações, a evolução. Caso não haja o domínio do conhecimento por parte do docente, ensinar, principalmente a zoologia, se torna desconexo para o(a) discente e pura memorização de características dos grupos zoológicos. Não é incomum percebermos que aluno(a)s do Ensino Médio apresentam dificuldade para compreender a origem da grande diversidade de espécies atuais, seus processos evolutivos e a relação de parentesco existente entre elas, neste contexto, a Sistemática Filogenética, método de reconstrução de árvores evolutivas desenvolvido por Willi Henning (1913-1976), é considerada um novo paradigma que revolucionou a compreensão das relações de parentesco entre os organismos e, por extensão, a classificação biológica. Diante disso, o presente trabalho propõe por meio de uma sequência didática investigativa que os(as) aluno(a)s observem seres imaginários, montem uma árvore filogenética, façam uma lista de caracteres, uma matriz de caracteres e por fim, assistam uma animação contendo a evolução desses seres imaginários. Todas essas etapas foram pensadas para que o(a) aluno(a) compreenda que a partir da especiação das espécies é possível entender a relação de parentesco entre elas e reconstruir a história da fauna e flora na terra. Mais especificamente sobre a atividade proposta em si, ela serve como um material de apoio para o(a) professor(a) ensinar os fundamentos básicos da sistemática filogenética, verificando seus possíveis acertos e erros, abrindo possibilidade para discussão sobre os conceitos estudados e finalizando a atividade. Ao final do trabalho um relato de experiência foi disponibilizado mostrando que através dessa sequência didática o(a) aluno(a) do ensino médio compreende melhor a sistemática filogenética e consegue por fim, fazer a leitura correta de um cladograma
Ver menos
Abstract: Today Biological Sciences have evolution as the basis for the most diverse explanations. If there is no mastery of knowledge on the part of the teacher, teaching, especially zoology, becomes disjointed for the student and pure memorization of characteristics of zoological groups. It is not...
Ver mais
Abstract: Today Biological Sciences have evolution as the basis for the most diverse explanations. If there is no mastery of knowledge on the part of the teacher, teaching, especially zoology, becomes disjointed for the student and pure memorization of characteristics of zoological groups. It is not uncommon to notice that high school students have difficulty understanding the origin of the great diversity of current species, their evolutionary processes and the kinship relationship between them, in this context, Phylogenetic Systematics, a method of reconstructing trees Evolutionary research developed by Willi Henning (1913-1976), is considered a new paradigm that revolutionized the understanding of kinship relationships between organisms and, by extension, biological classification. In view of this, the present work proposes, through an investigative didactic sequence, that students observe imaginary beings, assemble a phylogenetic tree, make a list of characters, a character matrix and finally, watch an animation containing the evolution of these imaginary beings. All these steps were designed so that the student understands that, based on the speciation of species, it is possible to understand the kinship relationship between them and reconstruct the history of fauna and flora on earth. More specifically about the proposed activity itself, it serves as support material for the teacher to teach the basic foundations of phylogenetic systematics, checking possible successes and errors, opening the possibility for discussion on the concepts studied and concluding the activity. At the end of the work, an experience report was made available showing that through this teaching sequence the high school student better understands the phylogenetic systematics and is finally able to correctly read a cladogram
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Utilização de um desenho animado como apoio numa proposta de sequência didática para a construção de uma árvore filogenética hipotética
Renata de Souza Lima
Utilização de um desenho animado como apoio numa proposta de sequência didática para a construção de uma árvore filogenética hipotética
Renata de Souza Lima