Trajetórias acadêmicas dos discentes com deficiência nos cursos de graduação da Unicamp e UFG
Ana Selma dos Santos Laurindo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L375t
[Academic trajectories of students with disabilities in undergraduat courses at Unicamp and UFG]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (176 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Regis Henrique dos Reis Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a partir das políticas de acessibilidade e inclusão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como do relato dos discentes com deficiência matriculados nos cursos de graduação dessas instituições, as...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a partir das políticas de acessibilidade e inclusão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como do relato dos discentes com deficiência matriculados nos cursos de graduação dessas instituições, as condições de ingresso e permanência desses estudantes no ensino superior brasileiro no contexto da PNEE-PEI. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo, envolvendo fontes de pesquisa bibliográficas, como a literatura da área sobre as políticas de educação especial e educação inclusiva no ensino superior, documentos a respeito das políticas de acessibilidade e inclusão das instituições pesquisadas e os relatos de discentes com deficiência matriculados nos cursos de graduação da Unicamp e UFG no segundo semestre de 2022. Os principais procedimentos metodológicos da pesquisa envolveram a coleta de dados bibliográficos e documentais em fichas de registro, junto aos "sujeitos da pesquisa" foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas com base na técnica de análise de discurso de Laurence Bardin. Assim, os principais resultados da pesquisa indicaram a persistência de práticas capacitistas nas instituições investigadas, como, a negação de adaptações pedagógicas, metodológicas, informacionais, comunicacionais, atitudinais, dentre outras. Não obstante, também verificamos que o processo de implementação das políticas de acessibilidade e inclusão nas duas instituições encontram-se em momentos distintos. Na UFG o trabalho é de consolidação dos objetivos das políticas, já na Unicamp o momento é de construção e definição das diretrizes e objetivos de suas políticas. Em síntese, como instituições sociais, a UFG e a Unicamp não estão a parte de uma Sociedade que pese todo o discurso inclusivo e de valorização das diversidades continua resistindo a socialização da produção humana (material e cultural) a maior parte das pessoas, inclusive aquelas consideradas com deficiência
Ver menos
Abstract: This research aimed at understanding the conditions of admission and permanence of students with disabilities in Brazilian higher education, within the context of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (PNEE-PEI), based on the accessibility and...
Ver mais
Abstract: This research aimed at understanding the conditions of admission and permanence of students with disabilities in Brazilian higher education, within the context of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (PNEE-PEI), based on the accessibility and inclusion policies of the University of Campinas (Unicamp) and the Federal University of Goiás (UFG), as well as the accounts of students with disabilities enrolled in undergraduate courses at tesse institutions. To this end, a descriptive case study was conducted, involving bibliographic research sources, such as literature in the field of special education and inclusive education policies in higher education, in addition to documents related to the accessibility and inclusion policies of the investigated institutions, and the narratives of students with disabilities enrolled in undergraduate courses at Unicamp and UFG in the second semester of 2022. The primary methodological procedures of the research included the collection of bibliographic and documentary data using registration forms. Semi-structured interviews were conducted with the "research subjects" and analyzed using Laurence Bardin's discourse analysis technique. Thus, the main results of the research indicated the persistence of ableist practices in the investigated institutions, such as the denial of pedagogical, methodological, informational, communicational, and attitudinal adaptations, among others. Nonetheless, we also observed that the process of implementing accessibility and inclusion policies is at different stages in the two institutions. At UFG, the work focuses on consolidating policy objectives, whereas at Unicamp, the emphasis is on constructing and defining the guidelines and objectives of its policies. In summary, as social institutions, UFG and Unicamp are not isolated from a society that, despite the inclusive discourse and appreciation of differences, continues to resist the socialization of human production (both material and cultural) for the majority of people, including those considered to have disabilities. Academic trajectories of students with disabilities in undergraduate courses at Unicamp and UFG
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Trajetórias acadêmicas dos discentes com deficiência nos cursos de graduação da Unicamp e UFG
Ana Selma dos Santos Laurindo
Trajetórias acadêmicas dos discentes com deficiência nos cursos de graduação da Unicamp e UFG
Ana Selma dos Santos Laurindo