Encarnando a mulher do fim do mundo : Elza Soares, Juçara Marçal e a canção brasileira do século XXI
Leandro Coelho Gouveia
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G745e
[Encarnando a la mujer del fin del mundo]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (202 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Thais Lima Nicodemo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: A partir dos discos "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares e "Encarnado" de Juçara Marçal, duas obras do século XXI, procuramos identificar possíveis novas ideias que esses trabalhos trazem para o universo da canção brasileira. Buscamos entender qual o lugar de relevância musical e de...
Ver mais
Resumo: A partir dos discos "A Mulher do Fim do Mundo" de Elza Soares e "Encarnado" de Juçara Marçal, duas obras do século XXI, procuramos identificar possíveis novas ideias que esses trabalhos trazem para o universo da canção brasileira. Buscamos entender qual o lugar de relevância musical e de articulação de arte e vida ocupam no contexto contemporâneo, tendo como referência a grande importância que a canção alcançou em ambos os aspectos no século anterior, particularmente no Brasil. Nossa análise musical foi pautada nos trabalhos "Música de Montagem" de Sérgio Molina e "Gesto Interpretativo" de Regina Machado, além de transcrições. Com isso tratamos a análise vocal e a arquitetura instrumental dos arranjos como um único corpo musical dividido em momentos sonoros, procurando valorizar também aspectos não restritos às relações melódico-harmônicas. Pela relação das obras com a cena musical paulistana dos anos 2010, tendo como apoio o trabalho de Thiago Galletta que se aprofunda no tema, apresentamos características particulares da trajetória de uma música feita em São Paulo a partir dos anos 1970, seus contrapontos e intersecções com o recorte histórico marcado pela tríade samba-bossa-tropicália, e como isso impacta ou está presente nas produções analisadas
Ver menos
Abstract: Using as references the albums "A Mulher do Fim do Mundo" by Elza Soares and "Encarnado" by Juçara Marçal, two musical creations from the 21st century, we seek to identify possible new ideas that these creations bring to the universe of Brazilian song, and understand the musical relevance...
Ver mais
Abstract: Using as references the albums "A Mulher do Fim do Mundo" by Elza Soares and "Encarnado" by Juçara Marçal, two musical creations from the 21st century, we seek to identify possible new ideas that these creations bring to the universe of Brazilian song, and understand the musical relevance and the articulation between art and life that they occupy in the contemporary context, considering the great relevance that Brazilian song achieved in both aspects in the previous century. Our musical analysis was based on the works Música de Montagem by Sérgio Molina and Gesto Interpretativo by Regina Machado, in addition to transcriptions, with the aim of considering the vocal analysis and the instrumental architecture of the arrangements as a single musical body divided into sound moments, also valuing aspects not restricted to the relationships between melody and harmony. As the albums are part of a musical scene in the city of São Paulo in the 2010s, using as a reference Thiago Galletta's research that delves deeper into the topic, we present particular characteristics of the trajectory of a song made in São Paulo from the 1970s, its counterpoints and intersections with the historical context marked by the samba-bossa-tropicália triad, and how this impacts or is present in the productions analyzed
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Encarnando a mulher do fim do mundo : Elza Soares, Juçara Marçal e a canção brasileira do século XXI
Leandro Coelho Gouveia
Encarnando a mulher do fim do mundo : Elza Soares, Juçara Marçal e a canção brasileira do século XXI
Leandro Coelho Gouveia