Ensino por investigação para aprendizagem significativa de biologia : abelhas sem ferrão e as interações ecológicas
Jeferson Francisco Soares
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So11e
[Research-based teaching for meaningful learning in biology]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: André Rinaldo Senna Garraffoni
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Biologia
Resumo: As aulas tradicionais no ensino de biologia têm se demonstrado pouco efetivas no aprendizado dos estudantes, isso porque existe pouca atividade na relação aluno-conhecimento e, nos tópicos de ecologia não tem sido diferente. Para se tentar mudar este cenário, propõe-se a utilização de aulas...
Ver mais
Resumo: As aulas tradicionais no ensino de biologia têm se demonstrado pouco efetivas no aprendizado dos estudantes, isso porque existe pouca atividade na relação aluno-conhecimento e, nos tópicos de ecologia não tem sido diferente. Para se tentar mudar este cenário, propõe-se a utilização de aulas investigativas englobando as saídas a campo, um meliponário escolar e atividades direcionadas como parte das propostas para a construção do conhecimento sobre as relações ecológicas. Além disso, a utilização de meliponíneos pode promover o conhecimento sobre a importância, diversidade e docilidade desse tipo de organismo. A criação e aplicação de sequências didáticas que sejam capazes de conscientizar e modificar qualquer pré-conceito sobre as abelhas sem ferrão e, trabalhar de forma investigativa os conhecimentos sobre as interações ecológicas para, posteriormente, relatar esta experiência é o objetivo deste trabalho. Para isso, se fez uso de gamificações, exposições orais, atividades em grupo com saídas de campo aplicando uma unidade de ensino potencialmente significativa alinhado a cinco fases: Engajar, Explorar, Explicar, Elaborar e Avaliar para assim tentar alcançar o ensino significativo. Embora tenham se encontrado pontos a serem adequados para que haja melhores êxitos, as sequências didáticas atingiram seu objetivo. Os estudantes tornaram-se conscientes acerca da docilidade das abelhas sem ferrão introduzidas na escola, as atividades investigativas se tornaram potencialmente significativas e o professor pôde observar que o meliponário escolar é uma grande ferramenta para promover o ensino sobre os tópicos de biologia. Toda a dinâmica levou um tempo de cinco aulas de quarenta e cinco minutos e pode ser adaptada para atender as necessidades da sala de aula de cada professor(a). O engajamento dos estudantes sobre a maior parte da aplicação do trabalho revela as metodologias aqui trabalhadas como atrativas e potencializadoras para a aprendizagem significativa e se conclui que as abelhas sem ferrão podem ser importantes ferramentas nesse processo
Ver menos
Abstract: Traditional classes in biology teaching have proven to be ineffective in student learning, because there is little activity in the student-knowledge relationship, and in ecology topics it has been no different. To try to change this scenario, it is proposed to use investigative classes...
Ver mais
Abstract: Traditional classes in biology teaching have proven to be ineffective in student learning, because there is little activity in the student-knowledge relationship, and in ecology topics it has been no different. To try to change this scenario, it is proposed to use investigative classes encompassing field trips, a school meliponary and targeted activities as part of the proposals for building knowledge about ecological relationships. Furthermore, the use of meliponines can promote knowledge about the importance, diversity and docility of this type of organism. The creation and application of didactic sequences that are capable of raising awareness and modifying any preconceptions about stingless bees and working in an investigative way on knowledge about ecological interactions to later report this experience is the objective of this work. To this end, gamification, oral presentations, group activities with field trips were used, applying a potentially significant teaching unit aligned to five phases: Engage, Explore, Explain, Elaborate and Evaluate in order to try to achieve meaningful teaching. Although points were found to be suitable for better success, the didactic sequences achieved their objective. Students became aware of the docility of stingless bees introduced at school, investigative activities became potentially significant and the teacher could observe that the school meliponary is a great tool to promote teaching on biology topics. The entire dynamic took five classes of forty-five minutes and can be adapted to meet the needs of each teacher's classroom. The engagement of students in most of the application of the work reveals the methodologies worked here as attractive and potential for meaningful learning and it is concluded that stingless bees can be important tools in this process
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Ensino por investigação para aprendizagem significativa de biologia : abelhas sem ferrão e as interações ecológicas
Jeferson Francisco Soares
Ensino por investigação para aprendizagem significativa de biologia : abelhas sem ferrão e as interações ecológicas
Jeferson Francisco Soares