Estudo da trajetória escolar de estudantes com altas habilidades ou superdotação em um município do interior paulista
Fabiane Cristina Favarelli Navega
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N229e
[Study of the school trajectory of students with high abilities or gifted in a municipality in the interior paulista]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: A superdotação é um conceito que necessita ser discutido no âmbito educacional para uma efetiva prática pedagógica, visto que a formação do educador não contempla com profundidade esse assunto e que algumas concepções equivocadas ainda persistem. Ideias generalistas como genialidade,...
Ver mais
Resumo: A superdotação é um conceito que necessita ser discutido no âmbito educacional para uma efetiva prática pedagógica, visto que a formação do educador não contempla com profundidade esse assunto e que algumas concepções equivocadas ainda persistem. Ideias generalistas como genialidade, raridade quanto ao fenômeno e o autodidatismo, dificultam que esses profissionais compreendam, identifiquem e atendam esse público. Indivíduos com altas habilidades ou superdotação demonstram habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa em qualquer dos seguintes aspectos: capacidade intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. A proposta desta pesquisa foi investigar o processo de escolarização de quatro estudantes com altas habilidades ou superdotação em escolas públicas de um município do interior de São Paulo, compreendendo a faixa etária de 4 a 16 anos. Objetivou-se estudar as condições de escolarização desse público, a partir da trajetória dos alunos e famílias no sistema educacional, enfocando aspectos tais como: acesso, permanência e desempenho escolar. Foi realizada uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem qualitativa, partindo da aplicação de roteiro de entrevista semiestruturado com as famílias, professores, gestores e estudantes com altas habilidades ou superdotação. Os dados obtidos foram organizados e descritos em quatro estudos de caso e evidenciaram a sensibilização e atendimento das famílias às características de seus filhos, revelaram as experiências escolares dos estudantes, confirmaram a importância do ensino colaborativo no contexto escolar e a necessidade de exceder os aspectos pedagógicos do enriquecimento curricular. Pretendeu-se, com este trabalho, compreender o processo de escolarização desses discentes, ampliando a discussão sobre o assunto e oferecendo subsídios teóricos para contribuir com a prática docente nesta área
Ver menos
Abstract: Giftedness is a concept that requires thorough discussion within the educational context to facilitate effective pedagogical practices, given that the training of educators does not cover this subject in depth and that some misconceptions still persist. Broad ideas such as genius, rarity...
Ver mais
Abstract: Giftedness is a concept that requires thorough discussion within the educational context to facilitate effective pedagogical practices, given that the training of educators does not cover this subject in depth and that some misconceptions still persist. Broad ideas such as genius, rarity of the phenomenon, and self-directed make it difficult professionals from understanding, identifying, and caring for this public. Individuals with high abilities or giftedness demonstrate above-average intellectual, academic, leadership, psychomotor, and artistic skills. This research aimed to investigate the schooling process of four students with high abilities or giftedness in public schools in a municipality in the interior of São Paulo, covering the range of four to sixteen years of age. The aim was to study the schooling conditions of this population, focusing on aspects such as access, permanence, and academic performance, by examining the students and families' trajectories within the educational system. A descriptive, cross-sectional, and qualitative approach was carried out, using a semi-structured interview guide for families, teachers, administrators, and students with high abilities or giftedness. The data obtained was organized and described in four case studies, and highlighted the family’s awareness and attention to their children's characteristics, revealed students’ school experiences, confirmed importance of collaborative teaching in the school context, and the necessity to go beyond the pedagogical aspects of curricular enrichment. This work sought to understand the schooling process of these students, broadening the discourse on the subject, and providing theoretical insights to enhance teaching practices in this area
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Orientador
Rondini, Carina Alexandra
Avaliador
Bagarollo, Maria Fernanda, 1981-
Avaliador
Estudo da trajetória escolar de estudantes com altas habilidades ou superdotação em um município do interior paulista
Fabiane Cristina Favarelli Navega
Estudo da trajetória escolar de estudantes com altas habilidades ou superdotação em um município do interior paulista
Fabiane Cristina Favarelli Navega