A hiperburocratização do trabalho docente na escola do Programa de Ensino Integral (PEI) da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
Gisele do Amaral Machado
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M18h
[The hyper-bureaucratization of the teaching work at the Integral Education Program (IEP) school of the Secretary of State for Education of São Paulo State]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (271 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Evaldo Piolli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação analisou o trabalho docente nas escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) do sistema público estadual de ensino de São Paulo, no período situado entre 2012, ano em que o programa foi criado, até 2022, último ano da gestão PSDB. É uma pesquisa qualitativa documental,...
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Resumo: Esta dissertação analisou o trabalho docente nas escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) do sistema público estadual de ensino de São Paulo, no período situado entre 2012, ano em que o programa foi criado, até 2022, último ano da gestão PSDB. É uma pesquisa qualitativa documental, baseada em documentos oficiais e na legislação que regula o programa, sobretudo o Caderno do Gestor (2014) com o objetivo de compreender a organização da escola, o processo de trabalho, os mecanismos de controle e as implicações para os professores que atuam nas escolas do programa. O PEI foi desenvolvido em parceria com o empresariado, tendo, como eixo fundamental, a melhoria dos indicadores e no desempenho dos estudantes nas avaliações externas, engendrando critérios de produtividade, responsabilização e submissão dos professores à avaliação contínua e a controles informatizados, cada vez mais centralizados. Entende-se que se trata de um gerencialismo empresarial empregado em plena consonância com os critérios da Nova Gestão Pública e que tem promovido o aprofundamento dos controles burocráticos do trabalho docente, fenômeno que aqui denominamos de hiperburocratização
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Abstract: This dissertation aims to analyze teaching work in schools in the Integral Education Program (IEP) of the state public education system of São Paulo, in the period between 2012, the year in which the program was created, until 2022, in the last year of the PSDB administration. It is a...
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Abstract: This dissertation aims to analyze teaching work in schools in the Integral Education Program (IEP) of the state public education system of São Paulo, in the period between 2012, the year in which the program was created, until 2022, in the last year of the PSDB administration. It is a qualitative documentary research, based on official documents and the legislation that regulates the programa, especially the Manager's Notebook (2014), with the aim of understanding the school organization, the work process, the control mechanisms and the implications for teachers who work in the schools with these programs. The Integral Education Program (IEP) was developed in partnership with the business community, having as its fundamental base the improvement of indicators and student performance in external assessments, enhancing criteria of productivity, accountability and submission of teachers to continuous assessment and controls increasingly centralized computer systems. We understand that this is a business managing system used in full accordance with the criteria of the New Public Management and that it has promoted the deepening of bureaucratic control over teaching work, phenomenon that here we call hyper-bureaucratization
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A hiperburocratização do trabalho docente na escola do Programa de Ensino Integral (PEI) da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
Gisele do Amaral Machado
A hiperburocratização do trabalho docente na escola do Programa de Ensino Integral (PEI) da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
Gisele do Amaral Machado