Muito além da caneta vermelha : quando o professor é corretor de redação
Carla Botteon Catai
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C28m
[Beyond the red pen]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação – inserida na linha de pesquisa de Linguagens e Educação Linguística, no campo da Linguística Aplicada – teve como objetivo caracterizar a função do corretor de redação como uma especialização docente, a partir da percepção desses sujeitos sobre si mesmos e suas práticas de...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação – inserida na linha de pesquisa de Linguagens e Educação Linguística, no campo da Linguística Aplicada – teve como objetivo caracterizar a função do corretor de redação como uma especialização docente, a partir da percepção desses sujeitos sobre si mesmos e suas práticas de trabalho, levando em conta a existência dos vários contextos e condições de trabalho a que esses profissionais são submetidos, além do impacto das interações sociais no seu processo de construção identitária. A função é comum, principalmente, em escolas privadas e cursos preparatórios para o vestibular, avaliando as produções textuais dos alunos e fornecendo feedback dentro de um contexto de ensino de escrita, frequentemente também atuando como monitores ou "plantonistas" para atendimento ao aluno fora do horário de aula regular. Sua contratação se dá, muitas vezes, de maneira informal, o que favorece uma condição de trabalho exaustiva e sem nenhum tipo de regulamentação. Nesse sentido, a escolha desse tema para a pesquisa – muito caro para mim devido à minha vivência profissional – se deu tanto no sentido de buscar compreender melhor como trabalha o corretor de redação quanto o que ele pensa sobre si e sobre sua atuação como docente. Para isso, foi realizado um questionário online com corretores de redação, distribuído amplamente, e entrevistas com 6 professores-corretores e com 2 professoras que trabalha(ra)m em conjunto com corretores. A análise das entrevistas e das respostas ao questionário revela que, apesar de participarem do processo de ensino e aprendizagem da escrita, esses profissionais muitas vezes se veem em uma posição subalterna e desvalorizada, enfrentando condições de trabalho precárias, principalmente devido à relação de sua função com a mercantilização do ensino e a desvalorização da profissão docente. Por isso, a pesquisa busca problematizar essa função e compreender seu papel no processo pedagógico e na desvalorização da profissão docente no contexto do ensino de escrita
Ver menos
Abstract: This dissertation - part of the Languages and Language Education line of research, in the field of Applied Linguistics - aimed to characterize the role of the essay reviewer as a teaching specialization, based on the perception of these subjects about themselves and their work practices,...
Ver mais
Abstract: This dissertation - part of the Languages and Language Education line of research, in the field of Applied Linguistics - aimed to characterize the role of the essay reviewer as a teaching specialization, based on the perception of these subjects about themselves and their work practices, taking into account the existence of the various contexts and working conditions to which these professionals are subjected, as well as the impact of social interactions on their process of identity construction. The role of an essay reviewer is more common in private schools and university entrance exam preparation courses, assessing students' compositions and providing feedback within the context of teaching writing, often also acting as teacher assistants, or providing "on-call" assistance to students outside of regular class hours. They are often hired on an informal basis, which leads to exhausting working conditions without any kind of regulation. In this sense, the choice of this topic for research - which is close to my heart due to my professional experience - was made to better understand how essay reviewers work and what they think about themselves and their work as teachers. To this end, an online questionnaire was carried out with essay reviewers, distributed widely, and interviews were conducted with 6 teacher-reviewers and 2 teachers who work together with reviewers. The analysis of the interviews and the answers to the questionnaire reveals that, despite taking part in the process of teaching and learning writing, these professionals often find themselves in an undervalued position, facing precarious working conditions, mainly due to the relationship between their role and the commodification of education and the devaluation of teachers. Thus, this research seeks to question the scope of an essay reviewer’s work and understand its role in the pedagogical process and in the devaluation of teachers in the context of the teaching of writing
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Muito além da caneta vermelha : quando o professor é corretor de redação
Carla Botteon Catai
Muito além da caneta vermelha : quando o professor é corretor de redação
Carla Botteon Catai