A escola indígena e suas (re)configurações : sentidos e representações do professor terena
Ana Alice dos Passos Gargioni
ARTIGO
Português
Resumo: O presente artigo objetiva identificar representações da Escola indígena para professores Terena. Atentando para esse fato, empreendemos uma análise interpretativa de materialidades recortadas do papel, respostas de um questionário aplicado aos docentes, e da tela, postagens de um blog...
Ver mais
Resumo: O presente artigo objetiva identificar representações da Escola indígena para professores Terena. Atentando para esse fato, empreendemos uma análise interpretativa de materialidades recortadas do papel, respostas de um questionário aplicado aos docentes, e da tela, postagens de um blog escolar intitulado Terena Digital, de modo a interpretarmos os efeitos de sentidos produzidos em seus dizeres. Frente a complexidade contemporânea de delineamento de uma educação escolar indígena inclusiva, observou-se um desdobramento de imagens no fio discursivo, representações que tratam sobre a (re)configuração da instituição escolar tanto como um local político de resistência e de transformações culturais quanto como sua figuração enquanto local de assimilação
Ver menos
Abstract: This article aims to identify representations of the indigenous school for Terena teachers. To this end, we undertook an interpretative analysis of linguistics materialities of the paper, answers of a questionnaire applied to the teachers, and linguistics materialities of the screen, posts...
Ver mais
Abstract: This article aims to identify representations of the indigenous school for Terena teachers. To this end, we undertook an interpretative analysis of linguistics materialities of the paper, answers of a questionnaire applied to the teachers, and linguistics materialities of the screen, posts of a school blog named Terena Digital, in order to read the meanings effects produced in their sayings. Faced with the contemporary complexity of designing an inclusive indigenous school education, there was an unfolding of images in the discursive thread, representations that deal with the (re)configuration of the school as both a political place of resistance and cultural transformations as well as its figuration as a place of assimilation
Ver menos
Aberto
Texto completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/3968
A escola indígena e suas (re)configurações : sentidos e representações do professor terena
Ana Alice dos Passos Gargioni
A escola indígena e suas (re)configurações : sentidos e representações do professor terena
Ana Alice dos Passos Gargioni
Fontes
Recorte (Fonte avulsa) |