Terra, chão, piso : o ensino de solo na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (experiência em escola da área urbana do Estado de São Paulo)
Renata Ferreira Alves Dias
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D543t
[Land, ground, floor]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Pedro Wagner Gonçalves
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências
Resumo: O solo desempenha um papel vital na sustentação da vida em nosso planeta, sendo essencial para a sua continuidade. Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, é possível despertar nos alunos uma conscientização sobre a importância da conservação do solo. Nesse contexto, o papel do...
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Resumo: O solo desempenha um papel vital na sustentação da vida em nosso planeta, sendo essencial para a sua continuidade. Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, é possível despertar nos alunos uma conscientização sobre a importância da conservação do solo. Nesse contexto, o papel do professor é essencial para a promoção de atividades educativas que permitam aos alunos a aproximação com o conhecimento científico. O presente trabalho trata dos resultados da pesquisa intitulada "Terra, chão, piso: o ensino de solo na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". O objetivo da pesquisa: investigar como a formação continuada de professores pode influenciar suas abordagens e concepções sobre o solo, promovendo uma integração desse tema no currículo escolar. Os objetivos específicos são: 1) identificar se e como o tema solo está presente nos livros didáticos selecionados pela escola; 2) descrever as atividades didáticas implementadas pelos professores e as relações entre participação nas oficinas, implementação das atividades e conhecimento dos professores; 3) revelar como os professores mudam seu modo de tratar o ensino de solo ao conhecer aspectos desse tópico; 4) descrever como práticas relacionadas a aspectos ambientais podem promover o ensino e a aprendizagem relativa ao solo. A pesquisa foi conduzida por meio de oficinas e inspirada nos estudos sobre Ensino de Solos realizados no Brasil, além de incorporar experiências de laboratório simples. A abordagem seguiu uma sequência de complexidade crescente (partindo do senso comum dos professores para atingir experiências concebidas de ensino), ou seja, partindo do conhecimento cotidiano e progredindo para o conhecimento científico. A formação foi realizada no ambiente escolar, proporcionando a oportunidade de aproveitar o solo da própria escola para realizar atividades de familiarização com os participantes. Adotamos uma abordagem qualitativa com os seguintes procedimentos metodológicos: a) Coleta de dados: elaboração de questionário, aplicação de questionário. b) Exame dos dados: tabulação das respostas dos professores. c) Achados: resultados principais da organização das respostas dos participantes e elaboração das oficinas. d) Exame dos dados: durante e pós-oficinas por meio de transcrições de fala, depoimentos, anotações de campo e análise das contribuições do portfólio digital. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos participantes apresenta pouca familiaridade com o assunto, o que sugere a necessidade de ações educativas voltadas para a disseminação desse conhecimento. A pesquisa demonstrou que atividades práticas, como a observação do solo e a criação de hortas, são métodos mais atrativos para o ensino. Observou-se um desenvolvimento significativo na compreensão dos participantes em relação ao conhecimento pedagógico e de conteúdo sobre o solo
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Abstract: Soil plays a vital role in sustaining life on our planet, being essential for its continuity. From the early years of Elementary School, it is possible to raise students' awareness about the importance of soil conservation. In this context, the role of the teacher is crucial in promoting...
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Abstract: Soil plays a vital role in sustaining life on our planet, being essential for its continuity. From the early years of Elementary School, it is possible to raise students' awareness about the importance of soil conservation. In this context, the role of the teacher is crucial in promoting educational activities that allow students to approach scientific knowledge. This paper presents the results of the research titled "Land, Ground, Floor: The Teaching of Soil in Teacher Education of Elementary Education". The aim of the research to investigate how the continued education of teachers can influence their approaches and conceptions about soil, promoting the integration of this topic into the school curriculum. The specific objectives are: 1) to identify if and how the topic of soil is present in textbooks selected by the school; 2) to describe the didactic activities implemented by teachers and the relationships between participation in workshops, implementation of activities, and teachers' knowledge; 3) to reveal how teachers change their approach to teaching soil by learning about aspects of this topic; 4) to describe how practices related to environmental aspects to promote soil teaching and learning. The research was conducted through workshops inspired by studies on Soil Education carried out in Brazil, incorporating simple laboratory experiences as well.The approach followed a sequence of increasing complexity, starting from the teachers' common sense to achieve scientifically conceived teaching experiences, i.e., progressing from everyday knowledge to scientific knowledge. The training was conducted in the school environment, providing the opportunity to use the school's own soil for familiarization activities with the participants. We adopted a qualitative approach with the following methodological procedures: a) Data collection: questionnaire development, questionnaire application. b) Data examination: tabulation of teachers’ responses. c) Findings: main results of the organization of participants' responses and preparation of the workshops. d) Data examinations: during and after workshops using speech transcriptions, observation and analysis of contributions from the digital portfolio. The results indicated that most participants had little familiarity with the subject, suggesting the need for educational actions aimed at disseminating this knowledge. The research demonstrated that practical activities, such as soil observation and garden creation, are more attractive teaching methods. A significant development in the participants' understanding was observed, indicating a greater mastery of pedagogical knowledge and content about soil
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Aberto
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Orientador
Rodrigues, Alessandra, 1972-
Avaliador
Terra, chão, piso : o ensino de solo na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (experiência em escola da área urbana do Estado de São Paulo)
Renata Ferreira Alves Dias
Terra, chão, piso : o ensino de solo na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (experiência em escola da área urbana do Estado de São Paulo)
Renata Ferreira Alves Dias