Toshiro Mifune : O corpo épico na atuação
Gúryva Cordeiro Portela
TESE
Português
T/UNICAMP P832t
[Toshiro Mifune]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Pedro Maciel Guimarães Junior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o ator, partindo como princípio estilo de jogo na atuação. Criando o conceito de atuação épica e corpo épico, como estilo e forma de postar na cena. Para tanto, busco articulações e provocações acerca da estética no cinema e outras artes. Como fio condutor, o...
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Resumo: Esta pesquisa busca analisar o ator, partindo como princípio estilo de jogo na atuação. Criando o conceito de atuação épica e corpo épico, como estilo e forma de postar na cena. Para tanto, busco articulações e provocações acerca da estética no cinema e outras artes. Como fio condutor, o ator japonês Toshiro Mifune e seu estilo único de atuação, que vai da expansão total do corpo ao gesto mínimo e à imobilidade. Traçando uma relação entre as artes cênicas, as artes marciais e a atuação no cinema. Trazendo o entendimento, a partir dos autores abordados e da análise da imagem cinematográfica, de que o jogo de Mifune está imbricado com uma atuação antinaturalista e antipsicológica na construção da personagem cinematográfica. Portanto, entendemos que a atuação de Mifune abraça as condições narrativas e representacionais essenciais da construção da personagem, com base em uma compreensão que escapa do eixo do psicologismo, dando ao papel do ator a tarefa fundamental de atores rapsodos, contadores de histórias. Utilizando-se de um jogo físico, proveniente de um treinamento corporal específico, atrelado as questões do corpo cultural ao qual está inserido e suas experiências cartográficas, Mifune seria o exemplo para explicar a ideia do corpo épico no jogo de atuação, que assume, na criação da personagem, os arquetípicos míticos de sua cultura, a potência do treino corporal e a mecânica específica para cada coreografia de cena. Este corpo épico é um construtor de pontes para se pensar a atuação. Mifune seria ator-criador, um importante dinamizador de afetos. Estes agenciam a imaginação na construção da personagem de modo mais substancial, efeito gerado por elementos concretos que se manifestam no corpo do ator e que produzirá a leitura dos estados emocionais da narrativa a partir do corpo épico dentro do jogo de performatividade. Dessa forma, investir em uma análise do ator, da personagem e do jogo de atuação, como afluência no estilo de atuação que se aproxima do jogo teatral hindu-asiático, sem definir pela transmissão de um patrimônio cultural, mas por sua redescoberta no corpo, dentro do estilo de atuação fundamentalmente antinaturalista e antipsicológico, explorando junções possíveis entre o corpo, o jogo do ator e a materialização da personagem na imagem fílmica, em obras nas quais identifico este estilo de jogo como ‘épico’, conforme o conceito aqui abordado. Buscaremos olhar comparativamente para as personagens, a fim de criar uma linha de análise, utilizando tal corpo na defesa deste modo de leitura épica no jogo de atuação. Suscitando atritos entre as dimensões de leitura do corpo de Mifune na narrativa do cinema, criando, assim, conceitos e provocações para uma possível mudança epistemológica na leitura dos corpos no cinema. "Os conceitos não são coisas severas ou antigas. São entidades modernas animadas. Tomemos um exemplo. Maurice Blanchot explica que, num acontecimento, há duas dimensões coexistentes inseparáveis: de um lado, aquilo que se crava e se cumpre nos corpos, de outro, uma inesgotável potencialidade que transborda toda atualização. Ele constrói, portanto, um certo conceito de acontecimentos. Porém, pode ocorrer que um ator seja levado a "atuar" um acontecimento sob esses dois aspectos. Poderíamos aplicar ao cinema a seguinte fórmula zen: "A reserva visual dos acontecimentos em sua justeza". O que é interessante na filosofia é que ela propõe uma decupagem das coisas, uma nova decupagem: ela agrupa num mesmo conceito coisas que se acreditaria serem muito diferentes, e separa outras que se acreditaria serem muito próximas. Ora, o cinema, por si mesmo, é também uma decupagem de imagens visuais e sonoras. Há modos distintos de decupagem que podem convergir." (DELEUZE, 2021, p. 224)
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Abstract: This research seeks to analyze the actor, starting from the principle of style of play in acting. Creating the concept of epic acting and epic body, as a style and way of posing on stage. To this end, I seek articulations and provocations about aesthetics in cinema and other arts. As a...
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Abstract: This research seeks to analyze the actor, starting from the principle of style of play in acting. Creating the concept of epic acting and epic body, as a style and way of posing on stage. To this end, I seek articulations and provocations about aesthetics in cinema and other arts. As a guiding thread, the Japanese actor Toshiro Mifune and his unique style of acting, which goes from the total expansion of the body to the minimum gesture and immobility. Tracing a relationship between the performing arts, martial arts and acting in cinema. Bringing the understanding, from the authors approached and the analysis of the cinematographic image, that Mifune's play is intertwined with an anti-naturalist and anti-psychological performance in the construction of the cinematographic character. Therefore, we understand that Mifune's performance embraces the essential narrative and representational conditions of the construction of the character, based on an understanding that escapes the axis of psychologism, giving the actor's role the fundamental task of rhapsodic actors, storytellers. Using a physical game, resulting from specific body training, linked to the issues of the cultural body in which it is inserted and its cartographic experiences, Mifune would be the example to explain the idea of the epic body in the acting game, which assumes, in the creation of the character, the mythical archetypes of its culture, the power of body training and the specific mechanics for each scene choreography. This epic body is a bridge builder for thinking about acting. Mifune would be an actor-creator, an important dynamizer of affections. These act as an agency for the imagination in the construction of the character in a more substantial way, an effect generated by concrete elements that manifest themselves in the actor's body and that will produce the reading of the emotional states of the narrative from the epic body within the game of performativity. In this way, we will invest in an analysis of the actor, the character and the acting game, as an influx in the acting style that is similar to the Hindu-Asian theatrical game, without defining it by the transmission of a cultural heritage, but by its rediscovery in the body, within the fundamentally anti-naturalist and anti-psychological acting style, exploring possible connections between the body, the actor's game and the materialization of the character in the film image, in works in which I identify this style of game as 'epic', according to the concept discussed here. We will seek to look comparatively at the characters, in order to create a line of analysis, using this body in the defense of this epic reading mode in the acting game. Raising frictions between the dimensions of reading Mifune's body in the cinema narrative, thus creating concepts and provocations for a possible epistemological change in the reading of bodies in cinema. "Concepts are not rigid or ancient things. They are modern, animated entities. Let us take an example. Maurice Blanchot explains that, in an event, there are two inseparable, coexisting dimensions: on the one hand, that which is embedded and fulfilled in bodies, and on the other, an inexhaustible potentiality that overflows every actualization. He therefore constructs a certain concept of events. However, it may happen that an actor is led to "act" an event under these two aspects. We could apply the following Zen formula to cinema: "The visual reserve of events in their accuracy". What is interesting about philosophy is that it proposes a decoupage of things, a new decoupage: it groups together in the same concept things that one would believe to be very different, and separates others that one would believe to be very close. Now, cinema, in itself, is also a decoupage of visual and sound images. There are different modes of decoupage that can converge." (DELEUZE, 2021, p. 224)
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Aberto
Guimarães Júnior, Pedro Maciel, 1975-
Orientador
Oliveira, Sandro de, 1964-
Avaliador
Andrade, Catarina Amorim de Oliveira
Avaliador
Greiner, Christine
Avaliador
Ferracini, Renato, 1970-
Avaliador
Toshiro Mifune : O corpo épico na atuação
Gúryva Cordeiro Portela
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Gúryva Cordeiro Portela