Perifa-gogias : por uma educação periférica urbana desde a infância
Elen Alves de Sousa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So85p
[Periphagogies]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (107 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elisabete Figueroa dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa de mestrado nasceu da minha inquietação de professora das infâncias, pesquisadora-andarilha e sujeita periférica na busca por pedagogias que dialoguem com educação das crianças da classe trabalhadora da periferia. Iniciou com indagações acerca da pedagogia macunaímica,...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa de mestrado nasceu da minha inquietação de professora das infâncias, pesquisadora-andarilha e sujeita periférica na busca por pedagogias que dialoguem com educação das crianças da classe trabalhadora da periferia. Iniciou com indagações acerca da pedagogia macunaímica, questionando se ela coadunava com as questões da educação infantil realizada na periferia urbana de São Paulo: perpassou pela literatura, principalmente pela rapsódia Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, bem como obras do seu autor, africanista, Mário de Andrade, e dessas andanças culminou na construção de outras perspectivas para se olhar a realidade periférica, ao que nomeei por "Perifa-gogias". A pesquisa considera os marcadores sociais da diferença – gênero, raça, classe, idade e território – a partir da inspiração e adaptação da ferramenta teórico-metodológica "nó frouxo", proposta por Heleieth Saffioti (a partir do patriarcado-racismo-capitalismo) e está apoiada nos pressupostos da Sociologia da Infância no Brasil, na Pedagogia da Infância, com abordagem nas Ciências Sociais e na perspectiva Contracolonial. As discussões propostas evidenciaram que as "Perifa-gogias" podem ser um caminho de mudança que já existe e convivem entrecruzadas nos fazeres e saberes dos povos originários e afrodescendentes
Ver menos
Abstract: This master's dissertation, which was born from my concerns as a kindergarten teacher, wanderer-researcher and peripheral subject, researching for pedagogies that dialogue with the education of working-class children. It began with inquiring about Macunaíma’s pedagogy, questioning whether...
Ver mais
Abstract: This master's dissertation, which was born from my concerns as a kindergarten teacher, wanderer-researcher and peripheral subject, researching for pedagogies that dialogue with the education of working-class children. It began with inquiring about Macunaíma’s pedagogy, questioning whether it was in line with the issues of early childhood education performed in the urban periphery of São Paulo, it permeated literature, mainly the rhapsody "Macunaíma: The Hero with No Character", as well as work by its author, an Africanist, Mário de Andrade, and these wanderings culminated in the construction of other perspectives to look at the peripheral reality, which I named "Periphagogies". The research considers the social markers of difference – gender, race, class, age and territory – based on the inspiration and adaptation of the theoretical-methodological concept called "loose knot", proposed by Heleieth Saffioti (from patriarchy-racism-capitalism), and it is supported by the assumptions of the Sociology of Childhood in Brazil, Childhood Pedagogy, with an approach in the Social Sciences and the Countercolonial perspective. The proposed discussions showed that "Periphagogies" can be a path of change that already exists, and it coexists intertwined in the practices and knowledge of original and Afro-descendant peoples
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Perifa-gogias : por uma educação periférica urbana desde a infância
Elen Alves de Sousa
Perifa-gogias : por uma educação periférica urbana desde a infância
Elen Alves de Sousa