A dissolução do um na poesia de Leonardo Gandolfi
Ana Maria Vasconcelos Martins de Castro
ARTIGO
Português
Resumo: Segundo livro do poeta carioca Leonardo Gandolfi, A morte de Tony Bennett é dividido em duas partes a princípio bastante distintas: a primeira, "Espiões em apuros", guarda uma atmosfera de histórias de detetive com pontos de vista cambiantes; já a segunda, "- Todas as minhas coisas são...
Ver mais
Resumo: Segundo livro do poeta carioca Leonardo Gandolfi, A morte de Tony Bennett é dividido em duas partes a princípio bastante distintas: a primeira, "Espiões em apuros", guarda uma atmosfera de histórias de detetive com pontos de vista cambiantes; já a segunda, "- Todas as minhas coisas são tuas", entra (traidoramente) no campo do autobiográfico e dos afetos do autor. No entanto, partindo da leitura do verso de Manuel Bandeira que figura como epígrafe do livro, este artigo propõe uma leitura dos poemas em que a aparente desarticulação das duas metades do livro camufla elementos convergentes em direção à dissolução da imagem do Um (movimento presente desde o título da obra) na poética de Gandolfi e na sua leitura do tempo presente)
Ver menos
Abstract: Brazilian poet Leonardo Gandolfi's second book, A morte de Tony Bennett, is divided in two very different parts: the first one, "Espiões em apuros", shows many inconclusive points of view that resemble detective stories; the second one, "- Todas as minhas coisas são tuas", is...
Ver mais
Abstract: Brazilian poet Leonardo Gandolfi's second book, A morte de Tony Bennett, is divided in two very different parts: the first one, "Espiões em apuros", shows many inconclusive points of view that resemble detective stories; the second one, "- Todas as minhas coisas são tuas", is (treacherously) autobiographic and has its centre in the author's affection field. Starting from the reading of Manuel Bandeira's verse, which is introduced in the book as its epigraph, this article intends to read the poems of both parts, despite their apparent dissemblance, as elements converging towards to the dissolution of the imagery of the One (a major movement present ever since the book's title) in Gandolfi's poetry and in his view of the present time
Ver menos
Aberto
A dissolução do um na poesia de Leonardo Gandolfi
Ana Maria Vasconcelos Martins de Castro
A dissolução do um na poesia de Leonardo Gandolfi
Ana Maria Vasconcelos Martins de Castro
Fontes
Scripta uniandrade (Fonte avulsa) |