Memória : lembranças sobre a história do Ballet Stagium
Maria Ismenia Rogich Vieira, Maria Claudia Alves Guimarães
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no IX Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena Maio Santana
Resumo: O Ballet Stagium, companhia particular de dança, criada em 1971 por Márika Gidali e Décio Otero, permanece em atividade no Brasil de maneira ininterrupta até o presente momento. Este estudo propõe analisar três de seus trabalhos coreográficos: Estatutos do Homem (1983), Missa dos Q uilombos...
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Resumo: O Ballet Stagium, companhia particular de dança, criada em 1971 por Márika Gidali e Décio Otero, permanece em atividade no Brasil de maneira ininterrupta até o presente momento. Este estudo propõe analisar três de seus trabalhos coreográficos: Estatutos do Homem (1983), Missa dos Q uilombos (1984) e Estudo Brasileiros n°06- Modinhas (1985) entrecruzando a apreciação da crítica veiculada em jornais e periódicos da época, os textos de livros sobre a companhia e a visão dos bailarinos que participaram da criação das obras. Como bailarina, estive presente no processo coreográfico e também na circulação desses trabalhos. Contextualizar sua origem, relacionando-a com a censura então vigente nos últimos anos da ditadura militar, as emergentes companhias de dança e a situação do bailarino profissional nesses anos elencados, nos ajudará a compreender o cenário artístico no qual esses trabalhos estão inseridos
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Abstract: The ballet Stagium, a private dance company, created in 1971 by Marika Gidali and Decio Otero, remains active in Brazil uninterruptedly to this day. This study proposes to analyze three of Otero’s choreographic works: Estatutos do Homem (1983), Missa dos Quilombos (1984) and Estudos...
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Abstract: The ballet Stagium, a private dance company, created in 1971 by Marika Gidali and Decio Otero, remains active in Brazil uninterruptedly to this day. This study proposes to analyze three of Otero’s choreographic works: Estatutos do Homem (1983), Missa dos Quilombos (1984) and Estudos Brasileiros n°06- Modinhas (1985) intertwining the appreciation of the criticism published in newspapers and periodicals at that time, the texts of books about the company and the vision of the dancers who participated in the creation of the works. As a dancer, I was present in the choreographic process and also in the circulation of these works. Contextualizing its origin, relating it to the censorship then in force in the last years of the military dictatorship, the emerging dance companies and the dancers’ professional situation in those years, will help us to understand the artistic scene in which these works are inserted
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Aberto
Informações do evento: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=118715
Memória : lembranças sobre a história do Ballet Stagium
Maria Ismenia Rogich Vieira, Maria Claudia Alves Guimarães
Memória : lembranças sobre a história do Ballet Stagium
Maria Ismenia Rogich Vieira, Maria Claudia Alves Guimarães
Fontes
Anais do Seminários internos de pesquisas do programa de pós-graduação em artes da cena (Fonte avulsa) |