Teatro performativo com afásicas : um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogia nas artes
Juliana Pablos Calligaris, Suzi Frankl Sperber
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no IX Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena Maio Santana
Resumo: Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida através da prática teatral performativa (Féral, 2008) baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas e seus corpos fenomênicos (Fischer-Lichte, 2008) pela via da prática enquanto...
Ver mais
Resumo: Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida através da prática teatral performativa (Féral, 2008) baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas e seus corpos fenomênicos (Fischer-Lichte, 2008) pela via da prática enquanto pesquisa (Haseman, 2015) e investiga a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) através de observações das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados (Calligaris, 2020), que podem servir como um estímulo para se (re)pensar os processos artístico-pedagógicos na contemporaneidade (Fernandes, 2013), avançando na análise de processos criativos nas artes da cena expandida e diversa (Tonezzi, 2011)
Ver menos
Abstract: T his communication presents a doctoral research developed through performative theatrical practice (Féral, 2008) based on the observation of the relationship between language, body and cognition with aphasic people and their phenomenal bodies (Fischer-Lichte, 2008) through practice as...
Ver mais
Abstract: T his communication presents a doctoral research developed through performative theatrical practice (Féral, 2008) based on the observation of the relationship between language, body and cognition with aphasic people and their phenomenal bodies (Fischer-Lichte, 2008) through practice as research (Haseman, 2015) and investigates the multimodal co-occurrence of semiosis (speech, gesture, body expression, gaze, etc.) that can serve as a stimulus to (re)think the artistic-pedagogical processes in contemporary times (Fernandes, 2013), advanced in the analysis of creative processes in the expanded and diverse arts scene (Tonezzi, 2011)
Ver menos
Aberto
Informações do evento: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=118715
Teatro performativo com afásicas : um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogia nas artes
Juliana Pablos Calligaris, Suzi Frankl Sperber
Teatro performativo com afásicas : um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogia nas artes
Juliana Pablos Calligaris, Suzi Frankl Sperber
Fontes
Anais do Seminários internos de pesquisas do programa de pós-graduação em artes da cena (Fonte avulsa) |