Imaginário de estudantes sobre o ingresso no curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas
Isolda Santiago dos Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59i
[Students' imaginary about entering the Social Sciences course at the State University of Campinas]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Michel Nicolau Netto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir da aplicação de questionário, quem são os ingressantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2023, buscando compreender aspectos relacionados à escolha pelo curso, além de conhecer suas referências e expectativas...
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Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir da aplicação de questionário, quem são os ingressantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas no ano de 2023, buscando compreender aspectos relacionados à escolha pelo curso, além de conhecer suas referências e expectativas de atuação profissional na área após a formação. O mercado de trabalho para as ciências sociais tem passado por diversas transformações, principalmente no que tange a Reforma do Ensino Médio e o surgimento de novos postos de atuação para o sociólogo que não está inserido na universidade ou educação básica. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, os graduados em Ciências Sociais possuíam ocupações variadas, sendo a maioria em campos diferentes de sua formação, apontando para um descompasso entre o que se escolhe estudar e qual profissão se exerce considerando essa escolha. O que foi observado nos currículos dos cursos é que as universidades brasileiras, nos bacharelados e licenciaturas, formam cientistas sociais visando, respectivamente, a pesquisa acadêmica e o ensino escolar. Assim, outras atuações de prática e pesquisa sociológica que acontecem fora desses contextos não são necessariamente contempladas nas grades curriculares, ainda que correspondam à maior oferta de vagas para esses profissionais atualmente. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a investigar o perfil e os imaginários de estudantes de Ciências Sociais no início da graduação, considerando a história do curso e as mudanças que vêm ocorrendo no contexto brasileiro
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Abstract: The aim of this study was to analyze, using a questionnaire, who the entrants to the Social Sciences course at the State University of Campinas in 2023 are, in order to understand aspects related to their choice of course, as well as their references and expectations regarding working in...
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Abstract: The aim of this study was to analyze, using a questionnaire, who the entrants to the Social Sciences course at the State University of Campinas in 2023 are, in order to understand aspects related to their choice of course, as well as their references and expectations regarding working in the field after graduation. The job market for the social sciences has undergone several transformations, especially with the High School Reform and the emergence of new opportunities for sociologists outside of university or basic education. According to data from the 2010 Demographic Census, Social Sciences graduates pursued various occupations, with the majority working in fields different from their academic training. This suggests a mismatch between one's chosen field of study and the profession pursued based on that choice. What was observed in the course curricula is that Brazilian universities, in their bachelor’s and licentiate degrees, primarily prepare social scientists for academic research and school teaching, respectively. Consequently, other areas of sociological practice and research that occur outside these contexts are not necessarily covered in the curricula, despite representing the majority of job vacancies for these professionals today. With this in mind, this study set out to investigate the profile of students at the beginning of their undergraduate studies, aiming to discuss the students' imaginary regarding their chosen course
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Isolda Santiago dos Santos
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