Improvisação e partitura corporal na criação de dramaturgias híbridas
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani, Daniela Gatti
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no IX Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena Maio Santana
Resumo: A pesquisa de doutorado em andamento, com o nome provisório "Noções e Práticas Corporais Impulsionadoras para a Criação de Dramaturgias Híbridas em Artes da Cena", tem como principal objetivo investigar a dramaturgia sob as perspectivas da complexidade (Edgar Morin) e dos processos de...
Ver mais
Resumo: A pesquisa de doutorado em andamento, com o nome provisório "Noções e Práticas Corporais Impulsionadoras para a Criação de Dramaturgias Híbridas em Artes da Cena", tem como principal objetivo investigar a dramaturgia sob as perspectivas da complexidade (Edgar Morin) e dos processos de hibridação (Nestór García Canclini), que partem das relações entre corpo e criação cênica. Por meio de estudos práticos e teóricos, pretende-se desenvolver uma sistematização de procedimentos que abrangem dispositivos de criações híbridas, tendo a improvisação e a composição de partituras corporais como recursos estratégicos que viabilizam interações entre a tríade de elementos expressivos dramatúrgicos: ação física, movimento dançado e gesto. Considerando a experiência do próprio corpo como potencializadora de processos híbridos em modos de fazer distintos e singulares, a memória é requisitada como impulso poético para o desenvolvimento da investigação. Nesta comunicação, em caráter performativo, houve um compartilhamento de uma etapa da pesquisa prática, desenvolvida com as artistas da dança do Coletivo Selenitas (Sorocaba/SP).
Ver menos
Abstract: The doctoral research in progress, with the provisional name "Notions and Bodyed Practices Promoting the Creation of Hybrid Dramaturgies in Performing Arts", has as main objective to investigate dramaturgy from the perspectives of complexity (Edgar Morin) and hybridization processes...
Ver mais
Abstract: The doctoral research in progress, with the provisional name "Notions and Bodyed Practices Promoting the Creation of Hybrid Dramaturgies in Performing Arts", has as main objective to investigate dramaturgy from the perspectives of complexity (Edgar Morin) and hybridization processes (Nestór García Canclini), which start from the relationship between body and scenic creation. T hrough practical and theoretical studies, we intend to develop a systematization of procedures that cover devices of hybrid creations, having improvisation and the composition of corporal scores as strategic resources that enable interactions between the triad of expressive dramaturgical elements: physical action, movement dance and gesture. Considering the experience of the body itself as a potentiator of hybrid processes in distinct and singular ways of doing, memory is required as a poetic impulse for the development of the investigation. In this communication, in a performative nature, there was a sharing of a stage of the practical research, developed with the dance artists of Coletivo Selenitas (Sorocaba/SP)
Ver menos
Aberto
Informações do evento: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=118715
Improvisação e partitura corporal na criação de dramaturgias híbridas
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani, Daniela Gatti
Improvisação e partitura corporal na criação de dramaturgias híbridas
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani, Daniela Gatti
Fontes
|
Anais do Seminários internos de pesquisas do programa de pós-graduação em artes da cena (Fonte avulsa) |