Relato de processo : diálogos entre Vianna, Bézièrs e Graham – Proposta para a criação de uma prática técnico-criativa dentro das abordagens somáticas em dança
Marcela Páez, Juliana M. R. de Moraes
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no IX Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena Maio Santana
Resumo: Este artigo apresenta algumas das reflexões e resultados práticos do projeto de mestrado em andamento Diálogos entre Vianna, Béziers e Graham: Proposta para a criação de uma prática técnico-criativa dentro das abordagens somáticas em dança. Partindo da convicção de que a inclusão de...
Ver mais
Resumo: Este artigo apresenta algumas das reflexões e resultados práticos do projeto de mestrado em andamento Diálogos entre Vianna, Béziers e Graham: Proposta para a criação de uma prática técnico-criativa dentro das abordagens somáticas em dança. Partindo da convicção de que a inclusão de trabalhos ligados à educação somática no campo da dança pode trazer grandes contribuições para a formação dos artistas do corpo (Fortin, 1999), busca-se operar na integração entre esses campos tendo como referência o trabalho de Klauss Vianna, a Coordenação Motora de M.M Beziérs e S. Piret, e a técnica de dança moderna de Martha Graham. A partir do processo de criação de uma cena solo, a pesquisa opera no trânsito entre ensino e criação buscando desenvolver uma prática de trabalho corporal híbrida entre dança e somática, que possa ser utilizada posteriormente em contextos pedagógicos. Motivado por inquietações sobre a necessidade de cultivar outros modos de ser e estar no mundo (Krenak, 2019) a partir da construção de relações de alteridade significativa com outros seres vivos (Haraway, 2021), desenvolve-se esse processo criativo duplo, no qual se gesta tanto o trabalho artístico quanto a série de exercícios e procedimentos que compõem a prática corporal híbrida
Ver menos
Resumen: Este artículo presenta algunas de las reflexiones y resultados prácticos del proyecto de maestría en curso Diálogos entre Vianna, Béziers y Graham: Propuesta para la creación de una práctica técnico-creativa dentro de los enfoques somáticos en danza. Partiendo de la convicción de que la...
Ver mais
Resumen: Este artículo presenta algunas de las reflexiones y resultados prácticos del proyecto de maestría en curso Diálogos entre Vianna, Béziers y Graham: Propuesta para la creación de una práctica técnico-creativa dentro de los enfoques somáticos en danza. Partiendo de la convicción de que la inclusión de trabajos relacionados a la educación somática en el campo de la danza puede traer grandes aportes a la formación de artistas del cuerpo (FORTIN, 1999), buscamos operar en la integración entre estos campos usando como referencia el trabajo de Klauss Vianna, la Coordinación Motora de M.M Beziérs y S. Piret, y la técnica de danza moderna de Martha Graham. A partir del proceso de creación de un solo de danza, esta investigación opera en el tránsito entre enseñanza y creación, buscando desarrollar una práctica corporal híbrida entre danza y somática, que pueda ser utilizada posteriormente en contextos pedagógicos. Motivados por inquietudes sobre la necesidad de cultivar otras formas de ser y estar en el mundo (Krenak, 2019) a partir de la construcción de relaciones de alteridad significativa con otros seres vivos (Haraway, 2021), se desarrolla este proceso creativo doble en el que se produce tanto el trabajo artístico como la serie de ejercicios y procedimientos que componen la práctica corporal híbrida
Ver menos
Aberto
Informações do evento: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=118715
Relato de processo : diálogos entre Vianna, Bézièrs e Graham – Proposta para a criação de uma prática técnico-criativa dentro das abordagens somáticas em dança
Marcela Páez, Juliana M. R. de Moraes
Relato de processo : diálogos entre Vianna, Bézièrs e Graham – Proposta para a criação de uma prática técnico-criativa dentro das abordagens somáticas em dança
Marcela Páez, Juliana M. R. de Moraes
Fontes
Anais do Seminários internos de pesquisas do programa de pós-graduação em artes da cena (Fonte avulsa) |