A formação do geólogo : a necessidade de um currículo contemporâneo para uma ciência cidadã
Talita Gantus-Oliveira
ARTIGO
Português
[Geologist’seducation]
Resumo: Introdução. A disseminação do conhecimento geológico vem enfrentando desafios ao se integrar à sociedade, especialmente em contextos urbanos, onde a atuação do geólogo não é tão evidente. Acredita-se que isto se dá, entre outros fatores, por uma formação acadêmica ainda arraigada em...
Ver mais
Resumo: Introdução. A disseminação do conhecimento geológico vem enfrentando desafios ao se integrar à sociedade, especialmente em contextos urbanos, onde a atuação do geólogo não é tão evidente. Acredita-se que isto se dá, entre outros fatores, por uma formação acadêmica ainda arraigada em pressupostos datados e pelo não envolvimento dos geólogos nos debates acerca das mudanças climáticas globais, principalmente no que tange aos impactos socioambientais urbanos. Objetivoe Metodologia. Neste trabalho, busca-se fomentar reflexões teórico-epistemológicas para uma necessária renovação da própria Geologia como campo científico, de modo que possam ser incorporados conhecimentos que atendam às demandas contemporâneas mais emergentes, como aquelas que envolvem a Geologia Urbana e a Geoética. Resultadose Conclusão. A falta de comprometimento da comunidade geológica com os debates socioambientais emergentes se reflete em currículos acadêmicos que sofreram poucas atualizações desde a institucionalização da Geologia como ciência no Brasil, cujo contexto histórico de desen-volvimento científico mostra uma ênfase em conhecimentos exploratórios extrativistas
Ver menos
Abstract: The dissemination of geological knowledge has faced challenges in integrating into society, especially in urban contexts, where the geologist's role is not so evident. It is believed that this is due, among other factors, to academic training that is still rooted in dated assumptions and...
Ver mais
Abstract: The dissemination of geological knowledge has faced challenges in integrating into society, especially in urban contexts, where the geologist's role is not so evident. It is believed that this is due, among other factors, to academic training that is still rooted in dated assumptions and the lack of involvement of geologists in debates about global climate change, especially with regard to urban socio-environmental impacts. Objective and Methodology. The aim of this work is to encourage theoretical and epistemological reflections for a necessary renewal of Geology itself as a scientific field, so that knowledge can be incorporated that meets the most emerging contemporary demands, such as those involving Urban Geology and Geoethics. Results and Conclusion. The geological community's lack of commitment to emerging socio-environmental debates is reflected in academic curricula that have undergone few updates since the institutionalization of Geology as a science in Brazil, whose historical context of scientific development shows an emphasis on extractive exploratory knowledge
Ver menos
Aberto
A formação do geólogo : a necessidade de um currículo contemporâneo para uma ciência cidadã
Talita Gantus-Oliveira
A formação do geólogo : a necessidade de um currículo contemporâneo para uma ciência cidadã
Talita Gantus-Oliveira
Fontes
Terrae didatica (Fonte avulsa) |