As muitas vidas das imagens
Fabiana Bruno
ARTIGO
Português
[The many lives of images]
Resumo: Este artigo procura refletir sobre desafios de pesquisa com arquivos fotográficos vernaculares nas ciências humanas, em especial na antropologia. Reflete-se, por um lado, sobre as complexidades teórico-metodológicas que essas grafias (Ingold, 2007) inscrevem como narrativas e histórias de...
Ver mais
Resumo: Este artigo procura refletir sobre desafios de pesquisa com arquivos fotográficos vernaculares nas ciências humanas, em especial na antropologia. Reflete-se, por um lado, sobre as complexidades teórico-metodológicas que essas grafias (Ingold, 2007) inscrevem como narrativas e histórias de vida, quando expressas como "fotobiografias" (Bruno, 2009). Por outro, reposiciona-se essas mesmas problemáticas, quando fotografias de famíliatornam-se anônimas, "fotografias órfãs" (Bruno, 2016), e adicionam interrogações sobre o grafar outras vidas "anônimas" de fotografias e pessoas. A insurgência do descarte dos álbuns de família faz emergir ambientes quase desconhecidos, nos quais esses arquivos "pós-álbuns", se encontram abandonados, escondidos ou arruinados no "limbo" de fotografias analógicas. Uma espécie de "zona morta" quese tornaum "bioma" de arquivos ou um "contra-arquivo", a problematizar a noção de lixo-arquivo (Assman,2011) e apotencializar reflexões acerca de uma "antropologia dos restos" (Debary, 2017)e de "uma antropologia das imagens sem importância"(Samain, 2003)
Ver menos
Abstract: This article seeks to reflect about research challenges with vernacular photographic archives in human sciences, mostly in anthropology. On one hand, it reflects about theoretical-methodological complexities that these spellings (Ingold, 2007) inscribe as narratives and life stories, when...
Ver mais
Abstract: This article seeks to reflect about research challenges with vernacular photographic archives in human sciences, mostly in anthropology. On one hand, it reflects about theoretical-methodological complexities that these spellings (Ingold, 2007) inscribe as narratives and life stories, when expressed as "photobiographies" (Bruno, 2009), and, on the other hand, it places itself these same issues, when family photographs become anonymous, "orphan photographs" (Bruno, 2016), and add questions about the writing of other "anonymous" lives of photographs and people. The appearance of discarding family albums gives rise to almost unknown environments, in which these post-albums archives are left, hidden or ruined in the "limbus" of analogue pictures. A kind of "dead zone", which problematizes the concept of trash archive (Assman, 2011) and points to powerful reflections about an anthropology of left-over (Debary, 2017) and from "an anthropology of unimportant images" (Samain, 2003)
Ver menos
Aberto
Bruno, Fabiana, 1974-
Autor
As muitas vidas das imagens
Fabiana Bruno
As muitas vidas das imagens
Fabiana Bruno
Fontes
Iluminuras (Fonte avulsa) |