(Auto)figurações de um crítico : Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa
Gabriel Zupiroli De Almeida
ARTIGO
Português
[(Auto)figures of a critic]
Resumo: O presente trabalho procura investigar certa figuração de Ricardo Piglia como crítico literário em uma intersecção entre dois campos de sua escrita: tanto sua participação como editor no periódico Los Libros (1969-1976), quanto as entradas diarísticas de sua obra Los diarios de Emilio Renzi...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho procura investigar certa figuração de Ricardo Piglia como crítico literário em uma intersecção entre dois campos de sua escrita: tanto sua participação como editor no periódico Los Libros (1969-1976), quanto as entradas diarísticas de sua obra Los diarios de Emilio Renzi (2015-2017), com especial enfoque no primeiro volume, Años de formación. A produção crítica e teórica do autor nesses dois veículos aparece sob uma forte linha de influência que ressoa seu repertório de juventude: a teoria crítica francesa, que contamina a produção argentina dos anos 60 e 70. Tanto através de análises e resenhas publicados no periódico, quanto em entradas específicas do diário, é possível observar a figuração de um autor-crítico que percorre os períodos de formação de Piglia. Nessas produções, cuja influência literária abrange Roland Barthes e outros autores do "telquelismo", nos interessa justamente localizar tal figuração e analisar como esta dialoga diretamente com as distintas heranças francesas de sua época, tanto no campo da teoria e crítica literária, quanto no das posições políticas que se transportam para dentro do texto
Ver menos
Abstract: The present work aims to investigate a certain figuration of Ricardo Piglia as a literary critic at the intersection between two fields of his writing: both his participation as an editor in the magazine Los Libros (1969-1976), and the diary entries in his work Los diarios de Emilio Renzi...
Ver mais
Abstract: The present work aims to investigate a certain figuration of Ricardo Piglia as a literary critic at the intersection between two fields of his writing: both his participation as an editor in the magazine Los Libros (1969-1976), and the diary entries in his work Los diarios de Emilio Renzi (2015-2017), with a special focus on the first volume, Años de formación. The author's critical and theoretical production in these two vehicles appears under a strong influence that echoes his repertoire of youth: French critical theory, which contaminated Argentine production in the 1960s and 1970s. Through analyses and reviews published in the magazine, as well as specific entries in the diary, it is possible to observe the figuration of an author-critic that travels through Piglia's formative periods. In these productions, whose literary influence includes Roland Barthes and other authors of "telquelisme", we are interested in locating such figuration and analyzing how it directly dialogues with the different French legacies of his time, both in the field of literary theory and criticism and in the political positions that are transported into the text
Ver menos
Aberto
(Auto)figurações de um crítico : Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa
Gabriel Zupiroli De Almeida
(Auto)figurações de um crítico : Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa
Gabriel Zupiroli De Almeida
Fontes
Revista criação & critica (Fonte avulsa) |