As concepções docentes a respeito ao ensino de geometria : da invisibilidade curricular à (in)compreensão de seus saberes
Fernanda Tüxen Azevedo
TESE
Português
T/UNICAMP Az25c
[The teacher's conceptions about the teching of geometry]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (425 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Valério José Arantes, Orly Zucatto Mantovani de Assis
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Trata-se de uma investigação dedicada a analisar o ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, procurou-se examinar o espaço e as implicações – ou ausência delas – cuja especificidade dos conhecimentos geométricos receberam na escolarização, formação (inicial) e...
Ver mais
Resumo: Trata-se de uma investigação dedicada a analisar o ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, procurou-se examinar o espaço e as implicações – ou ausência delas – cuja especificidade dos conhecimentos geométricos receberam na escolarização, formação (inicial) e no desenvolvimento profissional das entrevistas. De igual modo verificar a concepção epistemológica sobre a qual pensam e desenvolvem a Matemática/Geometria, consectário, analisar os conhecimentos geométricos ofertados para referida etapa de ensino, simultaneamente a maneira (metodologia) e o espaço que os referidos saberes ocupam (ou não) no interior da instituição estudada. Afora os aspectos mais gerais, observou-se o espaço que a Geometria ocupa no Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada, conhecendo em alguma medida a distribuição curricular destinada ao ensino da Matemática e em que medida contempla a Geometria. De igual modo estabeleceu -se correlações entre as trajetórias formativas e constituição da carreira professoral das entrevistadas, inclusive cotejando os efeitos do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental (PROEPRE) para formação, sob a percepção das depoentes, em virtude de que a instituição pesquisada recomenda a realização do referido curso para o aprimoramento do exercício do magistério. Buscou-se observar, além disso, a relação entre o ensino da Educação Matemática (notadamente atinente à Geometria) e os subsídios da Epistemologia Genética, porquanto se trata de uma instituição "assentada" nos pressupostos da aludida teoria. Em termos de diretrizes científicas, corresponde a uma Pesquisa Qualitativa, sob um desenho narrativo, valendo-se de fontes orais e a triangulação dos dados enquanto método analítico para escrutínio das informações averiguadas. O espaço investigado refere-se a uma escola de origem privada, a qual funciona há quase três décadas. Situa-se geograficamente na região metropolitana de Campinas/SP, mais especificamente no município de Americana/SP, próximo a região central. Apesar de estar localizada na referida cidade, atende aprendizes dos municípios próximos como: Sumaré/SP, Nova Odessa/SP, Santa Bárbara d’Oeste/SP, dentre outros. Participaram da pesquisa doze (12) professoras, sendo que esse quantitativo equivale ao quadro total de professoras atuantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, somada a coordenação do ensino e duas auxiliares de sala de aula. Em termos de resultados, os dados foram agrupados em três categorias, somadas às respectivas subdivisões, as quais obedecem, em alguma medida, à organização interna do roteiro semiestruturado de entrevista. No plano mais geral, o estudo evidenciou muitas questões relativas à constituição profissional (suas cartografias formativas) das pesquisadas, desde a escolarização, passando pela formação inicial, composição da carreira/identidade docente, ou seja, seu desenvolvimento profissional, cujos efeitos incidem na maneira como concebem e organizam (epistemologicamente) o trabalho docente. Pari passu, revelou aspectos atientes à dinâmica pedagógica da instituição prospectada, expondo contradições e atinos pedagógicos. No tocante ao acesso e saberes relativos à Geometria, constatou-se o olvidamento desse ramo da Matemática, ao longo de todo o processo formativo, excetuando raros lampejos de sua tímida presença. Por outro lado, no que refere à organização do trabalho pedagógico relacionada ao mote (compreendendo as dimensões: epistemológicas, didáticas, metodológica e avaliativa) houve constatações preocupantes, outras intrigantes e algumas alvissareiras, ainda que não alcance a esfera da tomada de consciência (abstração refletida) docente. Não bastasse o exame rigoroso cuja investigação perscrutou, expõe, além disso, uma proposição formativa pensando itinerários formativos para o desenvolvimento professoral, quiçá, auspiciosos, tendo em vista a conjuntura estudada. A despeito de a pesquisa ter averiguado uma realidade contextual específica, seu teor suscita noções e saberes passíveis de serem demovidos para outras conjunturas escolares (mutatis mutandis), afora lançar reflexões e indicativos pertinentes ao contexto analisado
Ver menos
Abstract: This is an investigation dedicated to analyzing the teaching of Geometry in the Initial Years of Elementary School. Therefore, we tried to examine the space and implications – or lack of them – whose specificity of geometric knowledge received in schooling, (initial) training and in the...
Ver mais
Abstract: This is an investigation dedicated to analyzing the teaching of Geometry in the Initial Years of Elementary School. Therefore, we tried to examine the space and implications – or lack of them – whose specificity of geometric knowledge received in schooling, (initial) training and in the professional development of the interviews. In the same way, to verify the epistemological conception in which they teach mathematics/Geometry, in effect, to analyze the geometric knowledge offered for that stage of teaching, simultaneously the way (methodology) and the space whose knowledge occupies (or not) in the inside the studied private education institution. Aside from the more general aspects, the space whose Geometry occupies in the Pedagogical Political Project of the researched institution was observed, knowing to some extent the curricular distribution destined to the teaching of Mathematics and to what extent it includes Geometry. Likewise, correlations were established between the formative trajectories and the constitution of the teaching career of the interviewees, including comparing the effects of the Early Childhood Education and Elementary Education Program (PROEPRE) for formation, under the perception of the deponents, because the researched institution recommends the realization of this course to improve the exercise of teaching. Hence, we sought to observe, in addition, the relationship between the teaching of Mathematics Education (notably with regard to Geometry) and the subsidies of Genetic Epistemology, since it is an institution "based" on the assumptions of the aforementioned theory. In terms of scientific guidelines, it corresponds to a Qualitative Research, under a narrative design, using oral sources and data triangulation as an analytical method for data scrutiny. The institution investigated refers to a school of private origin, which has been operating for almost three decades. It is geographically located in the metropolitan region of Campinas/SP, more specifically in the city of Americana/SP, close to the central region. Despite being located in that city, it serves students from nearby municipalities such as: Sumaré/SP, Nova Odessa/SP, Santa Bárbara d'Oeste/SP, among others. Twelve (12) teachers participated in the research, and this sample is equivalent to the total number of teachers working in the Initial Years of Elementary School, in addition to teaching coordination and two classroom assistants. In terms of results, the data were grouped into 3 categories, added to the respective subdivisions, which obey, to some extent, the internal organization of the semi-structured interview script. At a more general level, the study highlighted many questions about the way in which the research subjects were constituted professionally (their formative cartographies), from schooling, through initial formation, composition of the teaching career/identity, to professional development, which affect the way in which design and organize teaching work (although the implications have not yet been scrutinized). Simultaneously revealed aspects related to the pedagogical dynamics of the prospected institution, exposing contradictions and pedagogical misconceptions. With regard to access and knowledge related to geometry, this branch of mathematics was forgotten throughout the entire formative process, except for rare glimpses of its timid presence. On the other hand, with regard to the organization of the pedagogical work related to the motto (comprising the dimensions: epistemological, didactic, methodological and evaluative) there were worrisome findings, even if it does not reach the sphere of awareness (reflected abstraction) of the teachers. As if the rigorous examination whose investigation scrutinizes was not enough, there are, in addition, propositional indications in some aspects, to the point of pointing out formative itineraries for teacher development, perhaps, auspicious, in view of the conjuncture studied. Despite investigating a peculiar contextual reality, it raises notions and knowledge that can be transferred to other school contexts (mutatis mutandis), in addition to launching reflections and indications relevant to the analyzed context
Ver menos
Aberto
Arantes, Valério José, 1949-
Orientador
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Coorientador
Dias Junior, Antonio Carlos, 1977-
Avaliador
Mendes, Rosana Maria
Avaliador
Silva, Sônia Bessa da Costa Nicacio
Avaliador
Assis, Eliasaf Rodrigues de
Avaliador
As concepções docentes a respeito ao ensino de geometria : da invisibilidade curricular à (in)compreensão de seus saberes
Fernanda Tüxen Azevedo
As concepções docentes a respeito ao ensino de geometria : da invisibilidade curricular à (in)compreensão de seus saberes
Fernanda Tüxen Azevedo