Memórias inscritas em cena : CIA. Mundu Rodá e manifestações tradicionais brasileiras
Giulia Souza, Larissa de Oliveira Neves
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no IX Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena Maio Santana
Resumo: Desde 2000, a Cia. Mundu Rodá vem construindo uma linguagem cênica própria a partir da observação, inter-relação e prática com as manifestações tradicionais brasileiras. O presente artigo propõe um mergulho na companhia paulista e em sua metodologia de trabalho, pensando suas relações com a...
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Resumo: Desde 2000, a Cia. Mundu Rodá vem construindo uma linguagem cênica própria a partir da observação, inter-relação e prática com as manifestações tradicionais brasileiras. O presente artigo propõe um mergulho na companhia paulista e em sua metodologia de trabalho, pensando suas relações com a cultura popular. De forma a aplicar os conceitos de forma mais concreta, apresenta--se um breve panorama da trajetória do grupo e uma análise dos processos de criação e encenação do espetáculo solo Memórias da Rabeca. A partir do material levantado, memória e corpo se apresentam como pontos centrais do estudo, conduzindo a diálogos com o conceito de oralitura, de Leda Maria Martins, e com as visões de Luiz Antônio Simas sobre as formas de comunicação para além da palavra escrita e falada. Pautando-se em Dubatti propõe-se estudar a Mundu Rodá a partir de materiais que estão ligados ao acontecimento teatral, mas não o são: dramaturgia e gravações do espetáculo corpus da pesquisa e documentos ligados aos estudos e encenações. Paralelamente, optou-se por uma postura de investigador-participativo, envolvendo uma série de conversas com os artistas fundadores da companhia
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Abstract: Since 2000, the theater group Mundu Rodá has been building its own scenic language from observation, interrelation, and practice with traditional Brazilian manifestations. This article proposes a deepening of the artistic trajectory and methodology of this theater group, concerning its...
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Abstract: Since 2000, the theater group Mundu Rodá has been building its own scenic language from observation, interrelation, and practice with traditional Brazilian manifestations. This article proposes a deepening of the artistic trajectory and methodology of this theater group, concerning its relations with popular culture. In order to apply the concepts to a real and staged case, it brings an outlook of Mundu Rodá’s history and an analysis of the processes of creation and staging of the solo play Memórias da Rabeca. Memory and body are presented as central points of the study, leading to dialogues with the concept of oraliture, by Leda Maria Martins, and with Luiz Antonio Simas’ ideas of communication beyond the written and spoken word. Based on Jorge Dubatti, this article proposes to study Mundu Rodá from materials that are related to the theatrical event, but are not it: the dramaturgy and the recordings of the show established as the corpus of this research and documents related to Mundu Rodá researches and creations. Nonetheless, the researcher decided for a participatory researcher approach, involving a series of conversations with Mundu Rodá’s founders
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Aberto
Informações do evento: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=118715
Memórias inscritas em cena : CIA. Mundu Rodá e manifestações tradicionais brasileiras
Giulia Souza, Larissa de Oliveira Neves
Memórias inscritas em cena : CIA. Mundu Rodá e manifestações tradicionais brasileiras
Giulia Souza, Larissa de Oliveira Neves
Fontes
Anais do Seminários internos de pesquisas do programa de pós-graduação em artes da cena (Fonte avulsa) |