Estudo acústico-prosódico do alongamento silábico em contextos de intensificação na fala de professores do ensino básico
Fernando Luiz Pompeu Varela
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V423e
[Acoustic-prosodic study of syllabic elongation in intensification contexts in the speech of primary school teachers]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Plínio Almeida Barbosa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O processo de intensificação é guiado pelo princípio icônico da quantidade: uma maior quantidade de informação implica em uma maior quantidade de material linguístico para codificá-la (Silva, 2014; Lakoff; Johnson, 2002). Do ponto de vista prosódico, questiona-se sobre o modo como seus...
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Resumo: O processo de intensificação é guiado pelo princípio icônico da quantidade: uma maior quantidade de informação implica em uma maior quantidade de material linguístico para codificá-la (Silva, 2014; Lakoff; Johnson, 2002). Do ponto de vista prosódico, questiona-se sobre o modo como seus correlatos acústicos manifestam esse procedimento de intensificação do conteúdo básico de uma determinada palavra intensificadora. Nesse sentido, o presente estudo caracteriza acusticamente os efeitos da intensificação de sentido na fala de professores do ensino básico a partir dos seguintes objetivos específicos: a) descrever acusticamente, em termos de duração, frequência fundamental (f0) e intensidade, o que ocorre com as sílabas e seus fones no contexto da palavra intensificadora sob efeitos de intensificação de sentido; b) definir o papel que esses correlatos acústicos desempenham sob os diferentes contextos de intensificação de sentido em relação às unidades do enunciado, mais especificamente os papeis das sílabas tônica, pretônica e pós-tônica; c) verificar a relação entre o processo de intensificação de sentido e o prolongamento da duração acústica da sílaba tônica. Os dados foram obtidos por meio de um experimento de leitura de um texto adaptado realizado em três contextos de intensificação (neutro, intensificado e extraintensificado), cujo enunciado-veículo "no meio do caminho tinha (uma) [palavra-alvo] pedra" foi realizado com as seguintes palavras-alvo intensivas: muita, baita, mega, profusa e vultosa. Foram extraídas as medidas acústicas de duração (segmental, sílaba fonológica e unidades VV), f0 (mediana e desvio-padrão) e intensidade relativa (ênfase espectral), por meio do script GenAcousticsSegments, no programa de análise acústica PRAAT. Os dados são de seis participantes (masculinos e femininos) professores do ensino básico de Campinas/SP e região de São Paulo. Resultados demonstraram que a duração silábica aumenta conforme são atribuídos os contextos de intensificação, caracterizando uma relação icônica entre alongamento silábico e efeitos de intensificação de sentido. Os demais correlatos acústicos não manifestaram os mesmos efeitos
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Abstract: The process of intensification is guided by the iconic principle of quantity: a greater amount of information implies a greater amount of linguistic material to encode it (Silva, 2014; Lakoff & Johnson, 2002). From a prosodic perspective, the question arises as to how its acoustic...
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Abstract: The process of intensification is guided by the iconic principle of quantity: a greater amount of information implies a greater amount of linguistic material to encode it (Silva, 2014; Lakoff & Johnson, 2002). From a prosodic perspective, the question arises as to how its acoustic correlates manifest this procedure of intensifying the basic content of a given intensifying word. In this context, the present study acoustically characterizes the effects of meaning intensification in the speech of primary school teachers, based on the following specific objectives: a) to acoustically describe, in terms of duration, fundamental frequency (f0), and intensity, what happens to syllables and their phones in the context of the intensifying word under the effects of meaning intensification; b) to define the role that these acoustic correlates play under different contexts of meaning intensification in relation to the units of the utterance, more specifically the roles of stressed, pre-stressed, and post-stressed syllables; c) to verify the relationship between the process of meaning intensification and the prolongation of the acoustic duration of the stressed syllable. The data were obtained through a reading experiment of an adapted text conducted in three intensification contexts (neutral, intensified, and extra-intensified), in which the carrier sentence "no meio do caminho tinha (uma) [target word] pedra" was performed with the following intensive target words: "muita", "baita", "mega", "profusa" and "vultosa". Acoustic measurements of duration (segmental, phonological syllable, and VV units), f0 (median and standard deviation), and relative intensity (spectral emphasis) were extracted using the GenAcousticsSegments script in the PRAAT acoustic analysis program. The data come from six participants (male and female) who are primary school teachers from Campinas/SP and the São Paulo region. The results demonstrated that syllable duration increases as the intensification contexts are applied, characterizing an iconic relationship between syllable elongation and the effects of meaning intensification. The other acoustic correlates did not manifest the same effects
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Estudo acústico-prosódico do alongamento silábico em contextos de intensificação na fala de professores do ensino básico
Fernando Luiz Pompeu Varela
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Fernando Luiz Pompeu Varela