Educação e sociedade : o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação
Eni Puccinelli Orlandi
ARTIGO
Português
Resumo: O discurso pedagógico atual confronta-se com uma conjuntura social e políti-ca em que se constituem sujeitos e sentidos afetados por artefatos digitais, por relações de trabalho com suas exigências e concepções de conhecimento em suas tensões que alimentam espaços de ...
Ver mais
Resumo: O discurso pedagógico atual confronta-se com uma conjuntura social e políti-ca em que se constituem sujeitos e sentidos afetados por artefatos digitais, por relações de trabalho com suas exigências e concepções de conhecimento em suas tensões que alimentam espaços de contradição e equívocos. Cabe assim nos perguntarmos o que significa um sujeito capacitado e o que significa um sujeito bem formado, pois são estas as opções que encontramos, em perspectiva, na constituição dos sujeitos do conheci-mento. São estas possibilidades, em suas diferenças, que analisamos em nossa reflexão, objetivando contribuir para que o profissional que pratica o discurso pedagógico tenha maior compreensão de sua práxis, com resultados efetivos sobre ela
Ver menos
Resumen: El discurso pedagógico actual se enfrenta a una situación social y política en la que los sujetos y los sentidos entran en tensión, debido a que los artefactos digitales y las relaciones de trabajo producen contradicciones y equívocos entre los requerimien-tos de estos y la concepción...
Ver mais
Resumen: El discurso pedagógico actual se enfrenta a una situación social y política en la que los sujetos y los sentidos entran en tensión, debido a que los artefactos digitales y las relaciones de trabajo producen contradicciones y equívocos entre los requerimien-tos de estos y la concepción del conocimiento. Resulta relevante preguntarnos lo que significa un sujeto capacitado, lo que significa un sujeto bien formado, puesto que estas opciones conforman a los sujetos del conocimiento. En este trabajo reflexionamos acer-ca de estas posibilidades y sus diferencias, con el objeto de contribuir con el profesional, en su práctica del discurso pedagógico, para que tenga una mayor comprensión de su praxis y logre resultados efectivos
Ver menos
Abstract: The current pedagogical discourse is facing a social and political situation in which individuals and meanings are affected by digital artifacts, and by network rela-tionships requiring knowledge of concepts which produce tensions that create con tradictions and misconceptions....
Ver mais
Abstract: The current pedagogical discourse is facing a social and political situation in which individuals and meanings are affected by digital artifacts, and by network rela-tionships requiring knowledge of concepts which produce tensions that create con tradictions and misconceptions. Therefore, we should ask ourselves what it means to be a skilled individual, or a qualified individual, given that these tensions have an impact on the mastery of knowledge. In this paper, we analyze these possibilities, and their differen-ces, in order to improve professional practices with pedagogical discourse and to crea-te a greater understanding of the praxis, so that the results would be more effective.
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33239
Educação e sociedade : o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação
Eni Puccinelli Orlandi
Educação e sociedade : o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação
Eni Puccinelli Orlandi
Fontes
Revista latino-americana de estudos do discurso (Fonte avulsa) |