Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio
Juliana Santana Cavallari, Wagner Ernesto Jonas Franco
ARTIGO
Português
[Text and language notions in high school assessment practices]
Resumo: O trabalho com o texto costuma estar associado, quase que exclusivamente, à disciplina de Língua Portuguesa. Pensando nas diversas práticas sociais e/ou pedagógicas que solicitam a leitura e a produção de textos, tais como as práticas avaliativas, argumentamos que o texto não é objeto de...
Ver mais
Resumo: O trabalho com o texto costuma estar associado, quase que exclusivamente, à disciplina de Língua Portuguesa. Pensando nas diversas práticas sociais e/ou pedagógicas que solicitam a leitura e a produção de textos, tais como as práticas avaliativas, argumentamos que o texto não é objeto de ensino apenas da LP, mas também de todas as outras disciplinas escolares, pois o processo de ensino-aprendizagem só se torna possível via língua(gem) que está em funcionamento nos diversos materiais trabalhados em sala de aula. Com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, este estudo se propõe a analisar e compreender qual(is) noções de língua(gem) e texto subjaz(em) às práticas avaliativas de professores do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Pouso Alegre -MG. Tomamos como material de pesquisa algumas questões que compõem as avaliações elaboradas pelos professores das disciplinas de Biologia, Artes e História, bem como uma questão do ENEM de 2016. A análise empreendida sugere que um trabalho mais consistente com o texto e com a linguagem que o constitui se mostra necessário em todas as disciplinas. Profissionais que colocam a língua(gem) como central em suas práticas podem deixar de enxergá-la como um instrumento neutro utilizado para transmissão de informação, para compreendê-la como espaço simbólico, em que contradições e equívocos são, inevitavelmente, constitutivos dos sentidos
Ver menos
Abstract: The work with written texts is commonly associated, almost exclusively, with the teaching of Portuguese Language. Thinking about the various social practices which require reading and writing practices, such as the assessment practices, we argue that the text is not only the teaching...
Ver mais
Abstract: The work with written texts is commonly associated, almost exclusively, with the teaching of Portuguese Language. Thinking about the various social practices which require reading and writing practices, such as the assessment practices, we argue that the text is not only the teaching object of Portuguese, but also of all the other school subjects, considering that the teaching and learning process is only possible through language that functions within materials addressed in the classroom. Based on the theoretical and methodological device of Discourse Analysis, this study aims to analyze and understand which notions of language and text underlie some of the assessment practices of high school teachers who teach in a State School in Pouso Alegre -MG. We take as research material some questions that compose the written assessments elaborated by the Biology, Arts and History teachers, as well as a question of the National High School Examination, applied in 2016. The analysis undertaken suggests that a more consistent work with the text and its language is necessary in all school subjects. Professionals who place language as central in their practices may fail to see it as a neutral instrument for transmitting information, in order to understand it as a symbolic space, in which contradictions and equivocation are inevitably constitutive of the meaning
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/961
Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio
Juliana Santana Cavallari, Wagner Ernesto Jonas Franco
Noções de texto e linguagem em práticas avaliativas do ensino médio
Juliana Santana Cavallari, Wagner Ernesto Jonas Franco
Fontes
Diálogo das letras (Fonte avulsa) |