Novos arranjos judiciais e a pedagogia histórico-crítica para jovens infratores
Julio Cesar Francisco
ARTIGO
Português
[Nuevas disposiciones judiciales y la pedagogía histórica-crítica para los jóvenes delincuentes]
[New judicial dispositions and historical-critical pedagogy for young offenders]
Agradecimentos: Este artigo foi financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP (Processos: 2017/21030-6 e 2019/00396-8), bem como pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq (Processo: 150005/2022-1).Ademais, os dados...
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Agradecimentos: Este artigo foi financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP (Processos: 2017/21030-6 e 2019/00396-8), bem como pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq (Processo: 150005/2022-1).Ademais, os dados estatísticos desta pesquisa foram analisados e discutidos com pesquisadores franceses do Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Économique -LISE, CNAM, Paris/França, durante estágio doutoral realizado entre os anos 2019 e 2020
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Resumo: O presente artigo apresenta um inédito perfil de adolescentes em conflito com a lei, em um município do interior do estado de São Paulo, bem como faz algumas aproximações da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC no campo da Justiça Juvenil. Os resultados revelam a predominância de jovens...
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Resumo: O presente artigo apresenta um inédito perfil de adolescentes em conflito com a lei, em um município do interior do estado de São Paulo, bem como faz algumas aproximações da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC no campo da Justiça Juvenil. Os resultados revelam a predominância de jovens brancos, da classe trabalhadora, periféricos, entre 14 e 17 anos, envolvidos com roubo e tráfico de drogas. A Justiça Juvenil tem priorizado sentenças na comunidade. Na perspectiva da PHC, defende-se a necessidade de valorizar a auto-organização juvenil, a educação coletiva e o acesso ao saber escolar, na relação com o trabalho social dos educadores executores de medidas socioeducativas
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Resumen: Este artículo presenta un perfil inédito de los adolescentes en conflicto con la ley, en un municipio del interior del estado de São Paulo, así como algunos enfoques de la Pedagogía Histórica Crítica -PHCen el ámbito de la Justicia Juvenil. Los resultados destacan, por un lado,el predominio...
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Resumen: Este artículo presenta un perfil inédito de los adolescentes en conflicto con la ley, en un municipio del interior del estado de São Paulo, así como algunos enfoques de la Pedagogía Histórica Crítica -PHCen el ámbito de la Justicia Juvenil. Los resultados destacan, por un lado,el predominio de jóvenes blancos, de clase trabajadora, periféricos, entre 14 y 17 años, implicados en robos y tráfico de drogasy, por otro lado, en la perspectiva de la PHC, la necesidad de valorar la autoorganización juvenil, laeducación colectiva y el acceso al conocimiento escolar, en relación con el trabajo social de los educadores ejecutores de las medidas socioeducativas
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Abstract: this article presents an unprecedented profile of adolescents in conflict with the law, in a municipality in the interior of the state of São Paulo, as well as makes some approaches of Critical-Historical Pedagogy -PHC in the Juvenile Justice field. The resultsreveal, on one...
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Abstract: this article presents an unprecedented profile of adolescents in conflict with the law, in a municipality in the interior of the state of São Paulo, as well as makes some approaches of Critical-Historical Pedagogy -PHC in the Juvenile Justice field. The resultsreveal, on one hand, the predominance of white, working-class, peripheral youngsters between 14 and 17 years old, involved in theft and drug trafficking, and, on the other hand, from the PHC perspective, the need to value juvenile self-organization, collective education, and access to school knowledge, in the relationship with the social work of educators who carry out socio-educational measures
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FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
2017/21030-6; 2019/00396-8
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
150005/2022-1
Aberto
Francisco, Julio Cesar
Autor
Novos arranjos judiciais e a pedagogia histórico-crítica para jovens infratores
Julio Cesar Francisco
Novos arranjos judiciais e a pedagogia histórico-crítica para jovens infratores
Julio Cesar Francisco
Fontes
Germinal: marxismo e educação em debate (Fonte avulsa) |