A revista escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso : convergência na divergência de ideias (1925-1927)
Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva, Maria Rita de Almeida Toledo
ARTIGO
Multilíngua
[Revista escolar as a space for dispute and legitimation of discourse]
[La revista escolar como espacio de disputa y legitimación del discurso]
Agradecimentos: A RBHE conta com apoio da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e do Programa Editorial (Chamada Nº 12/2022) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Contém 2 arquivos (português e inglês)
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo
Ver menos
Abstract: The main objective of this article is to analyze the editorial formula of Revista Escolar (1925-1927), financed by the General Directorate of Public Instruction of São Paulo, to understand the shifts in the reading model and debt formation of the reconfiguration of the educational debates...
Ver mais
Abstract: The main objective of this article is to analyze the editorial formula of Revista Escolar (1925-1927), financed by the General Directorate of Public Instruction of São Paulo, to understand the shifts in the reading model and debt formation of the reconfiguration of the educational debates of the 1920s, undertaken by and in the imagined communities of São Paulo educators
Ver menos
Resumen: El objetivo principal de este artículo es analizar la fórmula editorial de la Revista Escolar (1925-1927), financiada por la Dirección General de Instrucción Pública de São Paulo, para comprender los cambios en el modelo de lectura y la formación de deudas de la...
Ver mais
Resumen: El objetivo principal de este artículo es analizar la fórmula editorial de la Revista Escolar (1925-1927), financiada por la Dirección General de Instrucción Pública de São Paulo, para comprender los cambios en el modelo de lectura y la formación de deudas de la reconfiguración de los debates educativos de la década de 1920, emprendidos por y en las comunidades imaginadas de educadores paulistas. Se concluye que la Revista difundió divergencias sobre política educativa y convergencias sobre política de salud en São Paulo
Ver menos
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
Aberto
A revista escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso : convergência na divergência de ideias (1925-1927)
Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva, Maria Rita de Almeida Toledo
A revista escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso : convergência na divergência de ideias (1925-1927)
Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva, Maria Rita de Almeida Toledo
Fontes
Revista brasileira de história de educação (Fonte avulsa) |