O sentido de número em estudantes do 3º ano do ensino fundamental : contribuições a partir do desenvolvimento de uma sequência didática
Lisandra Rodrigues Garcia Rodolfo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R618s
[The sense of number in 3rd grade students]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Miriam Cardoso Utsumi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Este estudo analisou em que medida uma sequência didática que envolve o sentido de número contribui para o desempenho de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em operações de adição e subtração por meio de algoritmos. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola pública do...
Ver mais
Resumo: Este estudo analisou em que medida uma sequência didática que envolve o sentido de número contribui para o desempenho de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em operações de adição e subtração por meio de algoritmos. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e aconteceu em três etapas. Na primeira, foi aplicado um instrumento tipo prova, pré-teste, com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes em atividades sobre conhecimentos e destreza com números, conhecimentos e destreza com operações e, por último, aplicação do conhecimento em situações de cálculo. Na segunda, foram trabalhadas com os estudantes atividades pedagógicas de uma sequência didática envolvendo o sentido de número e, por fim, na terceira etapa, foi aplicado novamente o mesmo instrumento tipo prova, pós-teste, para comparação dos resultados. A análise da produção dos estudantes foi realizada por meio das anotações no diário de bordo da pesquisadora e nos registros fotográficos das atividades realizadas pelos estudantes nas três etapas do estudo. A análise quantitativa dos dados mostrou um ganho de pouco mais de 15,5% na média das notas dos participantes entre o pré-teste e o pós-teste e diferença estatisticamente significativa entre os desempenhos nos dois momentos. A análise qualitativa corroborou que os estudantes avançaram no conhecimento a respeito dos números, nas representações dos mesmos e na compreensão das relações entre as operações de adição e subtração. As anotações do diário de bordo mostraram também que os estudantes exercitaram formas flexíveis e passaram a fazer mais tentativas nas resoluções de cálculos. Foi observado ainda que a sequência didática contribuiu mais com os estudantes que apresentavam maior dificuldade em matemática
Ver menos
Abstract: This study analyzed the extent to which a didactic sequence involving the sense of number contributes to the performance of 3rd grade students in addition and subtraction operations using algorithms. The research was carried out with students from a public school in the interior of the...
Ver mais
Abstract: This study analyzed the extent to which a didactic sequence involving the sense of number contributes to the performance of 3rd grade students in addition and subtraction operations using algorithms. The research was carried out with students from a public school in the interior of the state of São Paulo and took place in three stages. In the first, a pre-test instrument was used to diagnose the students' performance in activities about knowledge and skill with numbers, knowledge and skill with operations and, finally, the application of knowledge in calculation situations. In the second stage, the students worked on pedagogical activities in a didactic sequence involving the meaning of number and, finally, in the third stage, the same post-test instrument was applied again to compare the results. The students' production was analyzed using the notes in the researcher's logbook and photographic records of the activities carried out by the students in the three stages of the study. The quantitative analysis of the data showed a gain of just over 15.5% in the participants' average scores between the pre-test and post-test and a statistically significant difference between the performances at the two stages. The qualitative analysis corroborated that the students had made progress in their knowledge of numbers, their representations and their understanding of the relationships between addition and subtraction operations. The logbook entries also showed that the students practiced flexible forms and began to make more attempts at solving calculations. It was also observed that the didactic sequence contributed more to the students who had greater difficulty in mathematics
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Orientador
Spinillo, Alina Galvão
Avaliador
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Avaliador
O sentido de número em estudantes do 3º ano do ensino fundamental : contribuições a partir do desenvolvimento de uma sequência didática
Lisandra Rodrigues Garcia Rodolfo
O sentido de número em estudantes do 3º ano do ensino fundamental : contribuições a partir do desenvolvimento de uma sequência didática
Lisandra Rodrigues Garcia Rodolfo