Jovens evangélicos e suas relações com a escola de ensino médio
Ana Beatriz Gasquez Porelli
TESE
Português
T/UNICAMP P824j
[Evangelicals youth and treir relationships with high school]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo, desenvolvido em uma perspectiva socioantropológica pautada pela sociologia disposicionalista-contextualista, teve o objetivo de identificar e analisar as relações entre a juventude e a religião evangélica e contribuir para a compreensão dos impactos do pertencimento religioso na...
Ver mais
Resumo: Este estudo, desenvolvido em uma perspectiva socioantropológica pautada pela sociologia disposicionalista-contextualista, teve o objetivo de identificar e analisar as relações entre a juventude e a religião evangélica e contribuir para a compreensão dos impactos do pertencimento religioso na relação da juventude com a escola. Foi realizado um acompanhamento etnográfico do Grupo Cristão (GC) (abril/2018 a dezembro/2020), atuante na Escola Técnica Estadual (Etec) localizada na cidade de Campinas - SP, composto por jovens cristãos, em maioria evangélicos. A partir desse contato, foram reconstruídas as trajetórias biográficas de 4 jovens evangélicos estudantes do ensino médio (3 meninas e 1 menino) que atuavam no GC, por meio da realização de entrevistas em profundidade e a construção de seus Retratos Sociológicos (Lahire, 2003). A partir dos Retratos, foi possível identificar que as conversões experimentadas pelos jovens implicaram uma reorganização prática das relações com o tempo e o espaço, redefiniram suas relações com o espaço escolar e regularam o comportamento cotidiano. As experiências cotidianas na escola são importantes balizadores na definição das visões de mundo e posicionamentos dos jovens evangélicos, para além de suas vivências na igreja e em suas famílias, demonstrando assim que a escola segue na disputa pela posição de centralidade na vida desses sujeitos
Ver menos
Abstract: This study, developed from a socioanthropological perspective grounded in dispositionalist-contextualist sociology, aimed to identify and analyze the relationships between the youth and evangelical religion to understand the impacts of religious belonging on the youth's relationship with...
Ver mais
Abstract: This study, developed from a socioanthropological perspective grounded in dispositionalist-contextualist sociology, aimed to identify and analyze the relationships between the youth and evangelical religion to understand the impacts of religious belonging on the youth's relationship with school. An ethnograpy of the Christian Group (GC) (April/2018 to December/2020) was conducted, active in the State Technical School (Etec) located in the city of Campinas - SP, composed mostly of Christian youth, predominantly evangelicals. Through this contact, the biographical trajectories of 4 evangelical high school students (3 girls and 1 boy) were reconstructed by conducting in-depth interviews with these subjects and presenting their Sociological Portraits (Lahire, 2003). From these portraits, it was possible to identify that the conversions experienced by the youth implied a practical reorganization of their relationships with time and space, reshaping their interactions within the school environment and regulating their daily behavior. Daily experiences at school serve as important determinants in shaping the worldviews and stances of evangelical youth, beyond their experiences in church and within their families. This demonstrates that the school still remains in contention for centrality in the lives of these individuals
Ver menos
Aberto
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Orientador
Almeida, Ronaldo, 1966-
Avaliador
Rigoni, Ana Carolina Capellini
Avaliador
Groppo, Luís Antonio, 1971-
Avaliador
Medaets, Chantal Victória, 1978-
Avaliador
Jovens evangélicos e suas relações com a escola de ensino médio
Ana Beatriz Gasquez Porelli
Jovens evangélicos e suas relações com a escola de ensino médio
Ana Beatriz Gasquez Porelli