Moda (e) linguagem : a roupa discursiva
Bruna Raquel La Serra
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L334m
[Fashion and language]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Aurélio Barbai
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A presente pesquisa busca compreender o funcionamento discursivo da roupa, na vida e no corpo dos sujeitos sob a perspectiva da Análise de Discurso (AD), tendo como principais pensadores Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Utilizando essa base teórico-metodológica, analisa-se como a roupa –objeto...
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Resumo: A presente pesquisa busca compreender o funcionamento discursivo da roupa, na vida e no corpo dos sujeitos sob a perspectiva da Análise de Discurso (AD), tendo como principais pensadores Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Utilizando essa base teórico-metodológica, analisa-se como a roupa –objeto da pesquisa - produz e reproduz sentidos enquanto objeto simbólico e como ela pode ser entendida em sua formulação e textualidade. Para responder a essas questões, as análises apoiam-se nos conceitos: condições de produção, contradição, formulação, subjetividade, polissemia, paráfrase, metáfora, interdiscurso, memória, sujeito, formações imaginárias e discursivas. A partir dos conceitos da AD as questões postas permitiram a costura de dispositivos analíticos que resultaram em gestos de leitura acerca da "roupa discursiva", "margens do vestir", "relação visível x invisível para cobertura do corpo nu", "corpo como texto", "cristalização do discurso de Moda", "sistema do vestuário", "sujeito que veste a si e sujeito que veste o outro" e "formas materiais de subjetivação por meio do vestir". Também compõem o corpus bibliográfico, verbetes de dicionário e um conjunto de entrevistas realizadas com trabalhadores de diversos setores, escolhidos de modo a privilegiar a multiplicidade profissional que a Moda engendra e a dar voz à multiplicidade de discursos. Além disso, é importante que haja uma abertura maior no universo acadêmico para o estudo da roupa como linguagem e da sua relação com uma rede de sentidos, simbologias e afetos atrelados ao corpo, à pele e à biografia dos sujeitos. No campo da Moda, a marca cria e faz crer, há sistemas que possibilitam sua materialidade. No campo da linguagem, a roupa torna-se peça/coisa que fala e silencia, para que o que deve estar invisível assim se perpetue, a fim de dar imagem e sentido ao sujeito que se veste e reveste o outro
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Abstract: Employing the theoretical and methodological lens of Discourse Analysis (DA), this thesis delves into the discursive functioning of clothing and its role in the life and body of subjects. With a focus on the frameworks established by Michel Pêcheux and Eni Orlandi, the central object of...
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Abstract: Employing the theoretical and methodological lens of Discourse Analysis (DA), this thesis delves into the discursive functioning of clothing and its role in the life and body of subjects. With a focus on the frameworks established by Michel Pêcheux and Eni Orlandi, the central object of investigation – clothing – is analyzed in its formulation and textuality as a symbolic object that actively produces and reproduces meaning. For that, the following key concepts are considered: conditions of production, contradiction, formulation, subjectivity, polysemy, paraphrase, metaphor, interdiscourse, memory, subject, imaginary and discursive formations. By drawing on them, the study integrates analytical tools concerning discursive clothing, margins of dressing, visible/invisible relationship in the act of covering the naked body, body as text, crystallization of fashion discourse, clothing system, subjects who dress themselves and other ones, and material forms of subjectivation through dressing. The bibliographic corpus also includes dictionary entries alongside a series of interviews conducted with personnel from varied fashion sectors, highlighting the multiplicity of discourses at play. Furthermore, the research underscores the need for greater openness in academia towards the study of clothing as a form of symbolic communication and its intricate relationship with a network of meanings, including those pertaining to the body, embodiment, and biographical experiences of subjects. The present work points out that the materiality of fashion is revealed through processes, in which brands create narratives and cultivate belief systems. Within the domain of language, clothing emerges as an entity with the capacity to both communicate and silence, perpetuating the invisible while simultaneously serving to construct image and meaning for the subject engaged in the act of dressing oneself and others
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Moda (e) linguagem : a roupa discursiva
Bruna Raquel La Serra
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