O esporte na Educação Física infantil : reflexões e possibilidades para o ensino, vivência e aprendizagem à luz da Pedagogia do Esporte
Uissara Taina Silvério dos Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59e
[Sports in children's Physical Education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roberto Rodrigues Paes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física
Resumo: As perspectivas da Pedagogia do Esporte podem ser um caminho para auxiliar na inserção do esporte como um conteúdo na Educação Infantil, visto que há um distanciamento entre o contexto e este fenômeno sociocultural. Para compreender este cenário tivemos como objetivo investigar a presença do...
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Resumo: As perspectivas da Pedagogia do Esporte podem ser um caminho para auxiliar na inserção do esporte como um conteúdo na Educação Infantil, visto que há um distanciamento entre o contexto e este fenômeno sociocultural. Para compreender este cenário tivemos como objetivo investigar a presença do esporte na Educação Infantil e contribuir com a promoção do mesmo à luz da Pedagogia do Esporte. No primeiro capítulo foi realizado uma revisão de escopo para identificar os estudos que discutam acerca do esporte neste contexto no cenário nacional, entre os anos 2000 e 2022, estabelecemos a inclusão dos artigos científicos e relatos de experiência. Após as etapas de seleção dos artigos, obtivemos apenas três relatos de experiência artigos para análise, podemos apontar como principal resultado a escassez de investigações nesse contexto, indicando para uma urgência no desenvolvimento científico a fim de garantir práticas mais coerentes. No segundo capítulo com o intuito de apresentar orientações práticas com possibilidade de intervenções envolvendo o esporte para colaborar com a sua integração no cotidiano das crianças, relacionamos os pressupostos e referenciais da Pedagogia do Esporte com os direitos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular, indicando que o há possibilidade de inclui-lo como conteúdo e garantir que os direitos sejam respeitados. Encontramos os benefícios que as vivências esportivas podem apresentar para as crianças em documentos que norteiam a prática esportiva em outros contextos no Brasil. A fim de tornar tangível as discussões apresentadas no estudo, produzimos três unidades didáticas que abordam os Jogos Paralímpicos, atletismo, vôlei sentado e bocha, seguidas de um plano de aula com propostas destinadas as crianças entre 4 e 5 anos e 11 meses. Nos planos de aulas indicamos o objetivo principal da aula, o referencial da Pedagogia do Esporte que será desenvolvido, os campos de experiência, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, as estratégias metodológicas, os recursos e avaliação. Conseguinte, concluímos que é possível abordar o esporte na Educação Infantil e que este fenômeno sociocultural pode ser um facilitar no processo de ensino-aprendizagem
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Abstract: The perspectives of Sports Pedagogy can be a way to help insert sport as a content in Early Childhood Education, since there is a distance between the context and this sociocultural phenomenon. To understand this scenario, we aimed to investigate the presence of sport in Early Childhood...
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Abstract: The perspectives of Sports Pedagogy can be a way to help insert sport as a content in Early Childhood Education, since there is a distance between the context and this sociocultural phenomenon. To understand this scenario, we aimed to investigate the presence of sport in Early Childhood Education and contribute to its promotion in the light of Sport Pedagogy. In the first chapter, a scoping review was carried out to identify studies that discuss sport in this context on the national scene, between the years 2000 and 2022, we established the inclusion of scientific articles and experience reports. After the article selection stages, we only obtained three experience reports articles for analysis. We can point out as the main result the scarcity of investigations in this context, indicating an urgency in scientific development in order to guarantee more coherent practices. In the second chapter, with the aim of presenting practical guidelines with the possibility of interventions involving sport to collaborate with its integration into children's daily lives, we relate the assumptions and references of Sport Pedagogy with the learning rights of the National Common Curricular Base, indicating that o there is the possibility of including it as content and ensuring that rights are respected. We found the benefits that sporting experiences can bring to children in documents that guide sporting practice in other contexts in Brazil. In order to make the discussions presented in the study tangible, we produced three teaching units that cover the Paralympic Games, athletics, sitting volleyball and bocce, followed by a lesson plan with proposals aimed at children between 4 and 5 years and 11 months. In the lesson plans we indicate the main objective of the class, the Sports Pedagogy framework that will be developed, the fields of experience, learning and development objectives, methodological strategies, resources and evaluation. Therefore, we conclude that it is possible to approach sport in Early Childhood Education and that this sociocultural phenomenon can be a facilitator in the teaching-learning process
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O esporte na Educação Física infantil : reflexões e possibilidades para o ensino, vivência e aprendizagem à luz da Pedagogia do Esporte
Uissara Taina Silvério dos Santos
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