Percepções docentes sobre a formação continuada para a disciplina de Tecnologia e Inovação do Programa Inova Educação
Ayana Cristina Anselmo Pereira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P414p
[Teacher's perceptions of continuing education for the Technology and Innovation discipline of the Inova Education Program]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Flávia Linhalis
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: O Projeto Inova Educação, alinhado ao novo Currículo Paulista, introduziu mudanças no currículo educacional do estado de São Paulo, incluindo o novo componente curricular de Tecnologia e Inovação no Ensino Básico Paulista. Este projeto de mestrado tem como objetivo compreender como se deu o...
Ver mais
Resumo: O Projeto Inova Educação, alinhado ao novo Currículo Paulista, introduziu mudanças no currículo educacional do estado de São Paulo, incluindo o novo componente curricular de Tecnologia e Inovação no Ensino Básico Paulista. Este projeto de mestrado tem como objetivo compreender como se deu o processo formativo dos professores durante a implementação das mudanças curriculares, mais especificamente com relação a introdução da nova disciplina de Tecnologia e Inovação, numa perspectiva dos professores das escolas públicas. Desta forma, a presente pesquisa foi realizada em dois momentos. O primeiro, teve por objetivo realizar uma análise documental tendo os documentos normativos da Educação Paulista enquanto objetos de estudo e, os resultados das primeiras publicações relacionadas ao Projeto Inova Educação. O segundo momento, buscou evidenciar as percepções docentes através de entrevistas semiestruturadas com quatro professores da rede estadual, que realizaram o curso de formação e posteriormente lecionaram as aulas de Tecnologia e Inovação. Como resultado, a pesquisa revelou elementos chaves relatados pelos entrevistados, como a falta de acesso ao conteúdo do curso, falta de embasamento, falta de segurança, grande número de alunos, falta de professores especializados em tecnologia, falta de suporte técnico e prático. Percebe-se, a desconexão entre a proposta e a prática do ensino de Tecnologia nas escolas, devido à uma política superficial associada ao Inova Educação, que careceu de aprofundamento para apoiar esse ensino e as novas mudanças. A ausência de um currículo pré-determinado com objetivos claros para a disciplina gerou desafios significativos para os professores. As dificuldades na implementação e delineamento das mudanças propostas pela política, têm se caracterizado por uma massificação do ensino por intermédio da plataforma Alura (empresa terceirizada), situação atual da disciplina no sistema educacional do Estado de São Paulo
Ver menos
Abstract: The Inova Educação Project, aligned with the new São Paulo Curriculum, introduced changes to the educational curriculum in the state of São Paulo, including the new curricular component of Technology and Innovation in São Paulo Basic Education. This master's project aims to objective is to...
Ver mais
Abstract: The Inova Educação Project, aligned with the new São Paulo Curriculum, introduced changes to the educational curriculum in the state of São Paulo, including the new curricular component of Technology and Innovation in São Paulo Basic Education. This master's project aims to objective is to understand how the teachers' training process took place during the implementation of the curriculum changes, specifically in relation to the introduction of the new subject of the new subject of Technology and Innovation, from the perspective of public school teachers. schools. This study was carried out in two stages. The first to carry out a documentary analysis of the normative documents of the Paulista Education Education as objects of study, and the results of the first publications related to thethe Inova Education Project. The second step was to highlight the perceptions of teachers through semi-structured interviews with four teachers from the state school system who the training course and subsequently taught the Technology and Innovation classes. Innovation classes. As a result, the survey revealed key elements reported by the such as lack of access to course content, lack of grounding, lack of security, large number of students large number of students, lack of teachers specialized in technology, lack of technical and practical support. lack of technical and practical support. There is a disconnect between the proposal and the practice of teaching technology in schools. Technology teaching in schools, due to a superficial policy associated with Inova Educação, which lacked the depth to support this teaching and the new changes. The absence of a curriculum with clear objectives for the subject created significant challenges for teachers. The difficulties in implementing and outlining the changes have been characterized by a massification of teaching through the Alura platform (an outsourcing company), the current situation of the subject in the educational system in the state of São Paulo
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Percepções docentes sobre a formação continuada para a disciplina de Tecnologia e Inovação do Programa Inova Educação
Ayana Cristina Anselmo Pereira
Percepções docentes sobre a formação continuada para a disciplina de Tecnologia e Inovação do Programa Inova Educação
Ayana Cristina Anselmo Pereira