O ensino prático reflexivo sob a perspectiva da neuroeducação : um projeto de extensão universitária como estratégia para a consolidação da educação patrimonial
Claudio Lima Ferreira; Melissa Ramos da Silva Oliveira; Miriam Therezinha Lona; Rosana Silva Vieira Sbruzzi; Kárita de Souza Nunes
ARTIGO
Português
[Practical-reflective teaching from the perspective of neuroeducation]
Resumo: A apropriação e valorização de nossas heranças culturais podempromover um incentivo à preservação do patrimônio cultural,e um dos desafios inerentes a esse processo é desenvolver uma ação conscientizadora, com a participação da comunidade no processo educacional. Nesse sentido, o presente...
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Resumo: A apropriação e valorização de nossas heranças culturais podempromover um incentivo à preservação do patrimônio cultural,e um dos desafios inerentes a esse processo é desenvolver uma ação conscientizadora, com a participação da comunidade no processo educacional. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino prático-reflexivo pode ser adotado em cursos de graduação e pós-graduação, para assim, potencializar aptidões crítico-reflexivas, criativas e colaborativas nos discentes. A pesquisa, de caráter exploratório, utiliza como referencial teórico a neuroeducação e as metodologias ativas, além de estudo de caso, como procedimento empírico para observações e experiências, a partir do projeto de extensão "Memória Capixaba e Educação Patrimonial", desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade, em parceria com os Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Universidade Vila Velha. O projeto contou com a participação dos estudantes da universidade e tem como principal proposta levar às escolas públicas da cidade de Vila Velha/ES o ensino de educação patrimonial como complemento à formação curricular. Com base na aplicação das estratégias neuroeducacionais, assim como o uso do conceito de BrainBased Learning -BBL[Aprendizagem Baseada no Cérebro], os graduandos e pós-graduandos desenvolveram um jogo de tabuleiro, com projeto final elaborado e executado na maquetaria da universidade com material reciclado. Conclui-se que, o entendimento das estratégias neuroeducacionais contribuem para o desenvolvimento de aptidões crítico-reflexivas, essenciais aos discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo atingirem competências/habilidades projetuais da sua profissão
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Abstract: The appropriation and appreciation of our cultural heritage can promote an incentive to preserve the cultural heritage and one of the challenges inherited in this process is to develop an awareness-raising action, in which the community can participate in the ...
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Abstract: The appropriation and appreciation of our cultural heritage can promote an incentive to preserve the cultural heritage and one of the challenges inherited in this process is to develop an awareness-raising action, in which the community can participate in the educational process. In this sense, this paper aims to analyze how practical-reflective teaching can be adoptedin undergraduate and graduate courses, to enhance critical-reflective, creative,and collaborative skills in students. The research, of an exploratory nature, uses neuroeducation and active methodologies as a theoretical reference, in addition to a case study, as an empirical procedure for observations and experiences, based on theproject "Capixaba Memory and Heritage Education", that has been developed by the Post-Graduate Program in Architecture and City, in partnership with the Undergraduate Courses in Architecture and Urbanism and Pedagogy at Universidade Vila Velha. The main project proposal is to take heritage education to public schools in the city of Vila Velha as a complement tocurricular training. Based on the application of neuroeducational strategies, as well as the use of the Brain Based Learning concept, undergraduateand graduate students developed a board game, with a final project that has been designed and executed in the university's model with recycled material. It is concluded that the understanding of the neuroeducational strategies, applied in projects, contributes to the development of critical-reflexive skills essential for students of Architecture and Urbanism courses, to achieve design competences/skills of their profession
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Aberto
O ensino prático reflexivo sob a perspectiva da neuroeducação : um projeto de extensão universitária como estratégia para a consolidação da educação patrimonial
Claudio Lima Ferreira; Melissa Ramos da Silva Oliveira; Miriam Therezinha Lona; Rosana Silva Vieira Sbruzzi; Kárita de Souza Nunes
O ensino prático reflexivo sob a perspectiva da neuroeducação : um projeto de extensão universitária como estratégia para a consolidação da educação patrimonial
Claudio Lima Ferreira; Melissa Ramos da Silva Oliveira; Miriam Therezinha Lona; Rosana Silva Vieira Sbruzzi; Kárita de Souza Nunes
Fontes
Gestão & tecnologia de projetos (Fonte avulsa) |