Uso de RPAs para identificação do nível de emborrachamento em pistas de pouso e decolagem
Nélio Anderson Cremonese
TESE
Português
T/UNICAMP C863u
[The use of RPAs for runway rubber level identification]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Henrique Candido de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: A globalização do mercado mundial e a constante evolução das tecnologias tem facilitado as relações comerciais entre fornecedores e consumidores ao redor de todo o mundo. Esta facilidade faz com que o transporte de cargas aéreas bata seus próprios recordes em movimentação de peso e volume...
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Resumo: A globalização do mercado mundial e a constante evolução das tecnologias tem facilitado as relações comerciais entre fornecedores e consumidores ao redor de todo o mundo. Esta facilidade faz com que o transporte de cargas aéreas bata seus próprios recordes em movimentação de peso e volume ano após ano devido sua velocidade e segurança. E com esse aumento vertiginoso da demanda aérea mundial, fomos remetidos a refletir sobre a segurança no espaço aéreo e a infraestrutura para as operações aeroportuárias. Levando em consideração que todo acidente aéreo causa grandes danos à sociedade e em sua grande maioria ocorrem durante a aproximação e o pouso das aeronaves, a aderência pneu-pavimento no momento do pouso de uma aeronave é essencial para garantir a segurança operacional. Para tanto, será proposta uma metodologia de identificação de borracha no pavimento na pista de pouso e decolagem com uso de RPA (Remotely Piloted Aircraft), identificação esta que atualmente é realizada com equipamentos que medem o índice de atrito físico e a macrotextura da capa do pavimento. A proposta do presente trabalho é buscar resultados similares aos do método tradicional (identificação dos níveis de emborrachamento do pavimento), utilizando sensoriamento remoto com sensores atuando no espectro do visível, termal e multiespectral embarcados em um RPA. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios para identificação de emborrachamento, com melhores taxas nas imagens RGB Randon Trees e RGB Support Vector Machine. Utilizou-se classificação de imagens de acordo com a reflectância dos elementos no espectro eletromagnético, e apesar do resultado ser similar ao da modalidade tradicional, houve redução significativa de tempo e custo, além de maximizar o campo de estudo de estreitas faixas do pavimento para a totalidade da extensão da pista de pouso e decolagem
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Abstract: The globalization of the world market and the constant evolution of technologies have facilitated commercial relationships between suppliers and consumers around the world. This facility makes air cargo transport break its own records in weight and volume movement year after year due to...
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Abstract: The globalization of the world market and the constant evolution of technologies have facilitated commercial relationships between suppliers and consumers around the world. This facility makes air cargo transport break its own records in weight and volume movement year after year due to its speed and safety. With this sharp increase in global air demand, we were led to reflect on airspace safety and airport operations infrastructure. Considering that every air accident causes significant harm to society and most occur during the approach and landing of aircraft, tire-pavement adhesion at the moment of landing is essential to ensure operational safety. Therefore, a methodology will be proposed for identifying rubber deposits on the runway pavement using RPA (Remotely Piloted Aircraft), a task currently performed with equipment that measures the physical friction index and the macrotexture of the pavement surface. This work aims to achieve similar results to those of the traditional method (identification of pavement rubber levels) using remote sensing with sensors operating in the visible, thermal, and multispectral spectra mounted on an RPA. The results obtained were satisfactory for identifying rubber deposits, with the best rates in images RGB Randon Trees and RGB Support Vector Machine. Image classification was used according to the reflectance of elements in the electromagnetic spectrum, and although the result was similar to the traditional method, there was a significant reduction in time and cost, in addition to maximizing the study field from narrow pavement strips to the entire length of the runway
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Aberto
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Nélio Anderson Cremonese
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