Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) : constituição e conformações (1997-2018)
Andréia Ferreira da Silva
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
R/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2022.
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisor: Theresa Maria de Freitas Adrião
Relatório Final (pós-doutorado) -
Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados do pós-doutoramento, realizado no período de 01 de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação -, da...
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Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados do pós-doutoramento, realizado no período de 01 de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação -, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A pesquisa foi desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), sob a supervisão da Professora Doutora Theresa Adrião. Em decorrência da pandemia de Covid 19, e a necessidade do distanciamento social, as atividades do pós-doutoramento foram realizadas no formato remoto, com exceção da reunião da pesquisa interinstitucional "Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública (2015-2018)" e da apresentação pública da pesquisa no mês de abril 2022. O tema proposto no projeto de pesquisa de pós-doutoramento, submetido à Unicamp, em novembro de 2020, "Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana" sofreu alterações, sendo readequado no processo de realização da investigação. A pesquisa previa, também, o estudo da atuação do CAEd/UFJF na rede estadual de ensino da Paraíba por meio do SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, que teve vigência de 2017 a 2021. No SOMA, esse Centro era responsável pelas iniciativas de avaliação e acompanhamento dos resultados. Depois da realização dos primeiros levantamentos documentais do estudo, o objeto foi mais bem delimitado, restringindo-se à investigação do CAEd/UFJF, sua natureza institucional, áreas de atuação, expansão nas últimas décadas e os processos de privatização que tal atuação envolve.
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