Disputas de narrativas e YouTube : novas dinâmicas na indústria do conteúdo
Larissa Kilian Pacheco
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP K553d
[Narrative dispute and YouTube]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Iara Aparecida Beleli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Buscando analisar como se desenvolvem as disputas de narrativas nas novas redes e novas tecnologias, o presente trabalho propõe analisar algumas das estruturas que as compõe. Mesmo partindo de um interesse pela cultura de participação online, o grande diferencial das novas mídias, primeiro...
Ver mais
Resumo: Buscando analisar como se desenvolvem as disputas de narrativas nas novas redes e novas tecnologias, o presente trabalho propõe analisar algumas das estruturas que as compõe. Mesmo partindo de um interesse pela cultura de participação online, o grande diferencial das novas mídias, primeiro foi necessário analisar as estruturas na qual ela se desenvolve, analisando nesse trabalho, portanto, as outras duas forças que disputam espaço e narrativas nas redes, as empresas e plataformas que a estruturam e os criadores profissionais que criam nelas. Assim, com uma análise focada no audiovisual online e possibilidades de criação e comunicação, a primeira parte do trabalho analisa o YouTube enquanto plataforma e empresa, focando nas questões envolvidas com escolhas de diretrizes, publicidades, divulgação ou banimento de vídeos, monetização de criadores e outras estruturas da empresa que permeiam a disputa de narrativas online. A segunda parte da pesquisa foca nos criadores nativos da plataforma, os YouTubers, criadores de conteúdo que não são uma grande mídia, mas também não se encontram mais enquanto um usuário comum, analisando dois tipos de discursos antagônicos, de Sara Winter – conservadora antifeminista, apoiadora do ex-presidente Bolsonaro – e de Rita Von Hunty – drag queen comunista. Com dois discursos opostos é possível analisar a gama de possibilidades de discursos veiculados na plataforma, como eles são criados pelas YouTubers, como distribuem e disputam pelo espaço e atenção, assim como lidam com as questões limitantes da plataforma a partir de escolhas mercadológicas e empresariais da mesma. Com os dois pilares das disputas online analisados – a empresa/plataforma e os criadores de conteúdo, assim como os dois discursos antagônicos deste último – é possível no fim da pesquisa então, ter uma ideia das ferramentas e forças usadas para construir alguns discursos nas novas mídias, como o agenciamento político das emoções, o uso do entretenimento como política, as formas audiovisuais de construção de autoridade e proximidade com o público, assim como a relação com publicidade e algoritmos da plataforma. Percebe-se, por fim, que a construção das narrativas se dá por meio da estruturas da plataforma e da forma que se estabelecem os discursos dos criadores, mas também ocorre um conflito entre os dois lados, que é intermediado pelo público com o interesse e participação deste
Ver menos
Abstract: Seeking to analyze how narrative disputes develop in the new networks and new technologies, this paper proposes to analyze some of the structures that make them up. Even though we are interested in the culture of online participation, the great differentiator of the new media, it was first...
Ver mais
Abstract: Seeking to analyze how narrative disputes develop in the new networks and new technologies, this paper proposes to analyze some of the structures that make them up. Even though we are interested in the culture of online participation, the great differentiator of the new media, it was first necessary to analyze the structures in which it develops, analyzing in this work, therefore, the other two forces that dispute space and narratives on the networks, the companies and platforms that structure them and the professional creators who create on them. Thus, with an analysis focused on online audiovisual and the possibilities of creation and communication, the first part of the work analyses YouTube as a platform and company, focusing on the issues involved in choosing guidelines, advertising, promoting or banning videos, monetizing creators and other company structures that permeate the dispute over online narratives. The second part of the research focuses on the platform's native creators, the YouTubers, content creators who are not mainstream media, but are also no longer found as ordinary users, analyzing two types of antagonistic discourses, Sara Winter - an anti-feminist conservative, a supporter of former president Bolsonaro - and Rita Von Hunty - a communist drag queen. With two opposing discourses, it is possible to analyze the range of possibilities for discourses conveyed on the platform, how they are created by YouTubers, how they distribute and compete for space and attention, as well as how they deal with the platform's limiting issues based on its marketing and business choices. With the two pillars of online disputes analyzed - the company/platform and the content creators, as well as the two antagonistic discourses of the latter - it is possible, at the end of the research, to get an idea of the tools and forces used to construct certain discourses in the new media, such as the political agency of emotions, the use of entertainment as politics, the audiovisual forms of building authority and proximity to the public, as well as the relationship with advertising and the platform's algorithms. Finally, it can be seen that the construction of narratives takes place through the structures of the platform and the way in which the discourses of the creators are established, but there is also a conflict between the two sides, which is mediated by the public with their interest and participation
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Disputas de narrativas e YouTube : novas dinâmicas na indústria do conteúdo
Larissa Kilian Pacheco
Disputas de narrativas e YouTube : novas dinâmicas na indústria do conteúdo
Larissa Kilian Pacheco