Representações do sertão do nordeste brasileiro nas canções de Luiz Gonzaga
Rodrigo Henrique Mauriz Marchini Granja
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G766r
[Backlands of northeastern Brazil representations in Luiz Gonzaga's songs]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: José Roberto Zan, Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho tem como foco a análise de quatro composições do sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga. São canções que tratam de temas que dizem respeito à realidade sociocultural da região Nordeste do Brasil e que estão entre as mais conhecidas dentre o amplo repertório produzido por...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como foco a análise de quatro composições do sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga. São canções que tratam de temas que dizem respeito à realidade sociocultural da região Nordeste do Brasil e que estão entre as mais conhecidas dentre o amplo repertório produzido por esse artista popular. As canções escolhidas são: "Baião" (1946) e "Asa Branca’ (1949), compostas em parceria com Humberto Teixeira e "Vozes da Seca" (1953) e também "Paulo Afonso" (1955), compostas juntamente com Zé Dantas. O objetivo da pesquisa é compreender de que modo as composições de Gonzaga produziram e veicularam representações sobre a região nordestina, particularmente o Sertão Semi Árido, que ainda estão presentes no imaginário social. O conceito de representação adotado nesta pesquisa corresponde à maneira pela qual uma dada realidade social é pensada, lida, compreendida. As representações são construídas por sujeitos sociais diversos, dotados de intenções e interesses também diversos e muitas vezes conflitantes, e se tornam constitutivas da própria realidade. Por essa razão, o modo como se compreende uma dada realidade decorre muitas vezes de lutas de representação (CHARTIER, 1991). O objeto específico deste estudo é a canção, uma modalidade de arte popular dotada de duas dimensões: a verbal, que corresponde à letra ou ao seu conteúdo literal, e a musical, que engloba melodia, ritmo, instrumentação, arranjo, canto e performance (COSTA, 2001/TATIT, 1996). Foi dada ênfase, nas análises presentes neste trabalho, aos aspectos musicais das canções, com a finalidade de perceber o papel que a sonoridade contida nas composições e nas suas respectivas gravações desempenha nas representações construídas sobre o sertão nordestino. Em determinados momentos do trabalho, para melhor compreender esse processo, foram cotejadas mais de uma gravação das canções e, no caso de "Asa Branca", por ser uma das composições que recebeu maior número de versões ou gravações, foram analisados os registros feitos por Geraldo Vandré (1965) e Caetano Veloso (1971), intérpretes que ressignificaram a canção a partir de suas experiências pessoais e dos contextos históricos em que viviam
Ver menos
Abstract: The present work has the purpose of analyze four songs composed by the accordionist, singer and composer Luiz Gonzaga. Songs which are amongst the best known in Gonzagas's extensive repertoire and which deals with the Brazilian Northeast's sociocultural reality: "Baião" (1946) and "Asa...
Ver mais
Abstract: The present work has the purpose of analyze four songs composed by the accordionist, singer and composer Luiz Gonzaga. Songs which are amongst the best known in Gonzagas's extensive repertoire and which deals with the Brazilian Northeast's sociocultural reality: "Baião" (1946) and "Asa Branca’ (1949), composed in partnership with Humberto Teixeira and "Vozes da Seca" (1953) along with "Paulo Afonso" (1955), composed with Zé Dantas. The research objective is to understand the way which these compositions produce and convey representations, about the Brazilian Northeast's region particularly about the backlands zone, which are still present in the social imaginary. The representation concept used in this work is defined by the way in which one specific social reality is thought, read and understood. Representations are constructed by diverse social subjects, their intentions and interests which are also diverse and usually in confrontation and are constituent of the own reality itself. By this reason, the way by which one specific reality is comprehended is a consequence of the struggles of representations (CHARTIER, 1991). The specific objective of this study is the song, defined as a two dimensions popular art: the oral one, which corresponds to the lyrics or to the lyric content and the musical one which involves melody, rhythm, instrumentation, arrangement, ways of singing and performance (COSTA, 2001/TATIT, 1996). It has been given emphasis on the song's musical aspects with the purpose of realize the role of the composition's sonority and its respective recordings on the constructed representations about the Brazilian northeast's backlands. In some cases for a best understanding of this process, it was carried out the analysis of more than one recording of a determined song. In the case of "Asa Branca", because it is one of Gonzaga's most recorded pieces and subject of different kinds of versions, it was carried out analysis on additional recordings such as Geraldo Vandré's (1965) and Caetano Veloso's (1971) interpretations each of them with different resignifications based on the artists personal experiences and on the different historic contexts in which they lived
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Zan, José Roberto, 1948-
Orientador
Santos, Antonio Rafael Carvalho dos, 1953-
Coorientador
Costa, Nelson Barros da
Avaliador
Machado, Adelcio Camilo, 1986-
Avaliador
Representações do sertão do nordeste brasileiro nas canções de Luiz Gonzaga
Rodrigo Henrique Mauriz Marchini Granja
Representações do sertão do nordeste brasileiro nas canções de Luiz Gonzaga
Rodrigo Henrique Mauriz Marchini Granja