O País das Maravilhas e o Currículo Cultural da Educação Física : etnografia das aulas no Ensino Superior
Barbara Cristina Aparecida dos Santos Bispo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B542p
[Wonderland and the Cultural Curriculum of Physical Education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (215 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física
Resumo: Narrada como País das Maravilhas, esta pesquisa teve como objetivos descrever as aulas de uma disciplina do Ensino Superior que leva em consideração o Currículo Cultural e investigar a noção da diferença dispersada nos discursos pedagógicos produzidos nessas aulas. Requisitou-se as...
Ver mais
Resumo: Narrada como País das Maravilhas, esta pesquisa teve como objetivos descrever as aulas de uma disciplina do Ensino Superior que leva em consideração o Currículo Cultural e investigar a noção da diferença dispersada nos discursos pedagógicos produzidos nessas aulas. Requisitou-se as proposições conceituais de representação, discurso e diferença discutidas por Stuart Hall, Michel Foucault e Jacques Derrida, como ingredientes imprescindíveis para realizar tal empreitada. Com o contexto pandêmico as aulas passaram a ser remotas, logo o percurso metodológico se deu com caráter inventivo, devido às intempéries advindas da pandemia, apostou-se no gesto etnográfico para o acompanhamento das aulas da disciplina, essas foram registradas em um diário de campo digital. Na análise dos dados produzidos optou-se pela proposta pós-estrutural, anunciada por Cherryholmes. Composta por duas partes – videoaulas e encontros síncronos – a disciplina organizou-se a partir de discussões sobre o corpo, identidade, currículos da Educação Física, referenciais pós-críticos e Currículo Cultural; marca-se que o sujeito-docente não é fonte do discurso, mas também é dispersado a partir da posição ocupada nas aulas. Nas análises, se pôde organizar quatro entendimentos de diferença, sendo eles a nossa identidade e a definição do outro, a valorização do diferente e o estruturalismo, a transposição da diferença para a identidade, e, a espada vorpal como sendo positiva. Sabe-se que uma aula jamais é como todas as outras, a differánce é condição de sua produção. As significações se mostraram plurais, distintas e potentes para o trabalho pedagógico nas escolas
Ver menos
Abstract: Narrated as Wonderland, this research aimed to describe the classes of a Higher Education discipline that takes into account the Cultural Curriculum and investigate the notion of difference dispersed in the pedagogical discourses produced in these classes. The conceptual propositions of...
Ver mais
Abstract: Narrated as Wonderland, this research aimed to describe the classes of a Higher Education discipline that takes into account the Cultural Curriculum and investigate the notion of difference dispersed in the pedagogical discourses produced in these classes. The conceptual propositions of representation, discourse and difference discussed by Stuart Hall, Michel Foucault and Jacques Derrida were requested as essential ingredients to carry out such an endeavor. With the pandemic context, classes became remote, so the methodological path took place with an inventive character, due to the difficulties from the pandemic, an ethnographic gesture was used to monitor the discipline’s classes, these were recorded in a field digital diary. In analyzing the data produced, we opted for the post-estructural proposal, announced by Cherryholmes. Composed of two parts – video classes and synchronous meetings – the discipline was organized based on discussions about the body, identity, Physical Education curricula, post-critical references and Cultural Curriculum; it is noted that the teacher-suject is not the source of the discourse, but is also dispersed based on the position occupied in classes. In the analyses, four understandings of difference were organized, namely our identity and the definition of the other, the appreciation of the different and structuralism, the transposition of difference to identity, and the vorpal sword as being positive. It is known that a class is never like all the others, difference is a condition of this production. The meanings proved to be plural, distinct and powerful for pedagogical work in schools
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
O País das Maravilhas e o Currículo Cultural da Educação Física : etnografia das aulas no Ensino Superior
Barbara Cristina Aparecida dos Santos Bispo
O País das Maravilhas e o Currículo Cultural da Educação Física : etnografia das aulas no Ensino Superior
Barbara Cristina Aparecida dos Santos Bispo