Dinâmicas de interação nature-nurture : do imprinting à reciclagem neuronal,
Isadora Rodrigues de Andrade, Aniela Improta França, Thiago Oliveira da Motta Sampaio
ARTIGO
Português
[Nature-nurture interaction dynamics]
Resumo: A partir de relatos de estudos sobre o desenvolvimento cognitivo das espécies, aqui será proposto um continuum classificatório das diferentes cognições começando pelas espontâneas, já prontas ao nascimento, passando por outras cognições maturacionais, que são incrementadas dentro de janelas...
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Resumo: A partir de relatos de estudos sobre o desenvolvimento cognitivo das espécies, aqui será proposto um continuum classificatório das diferentes cognições começando pelas espontâneas, já prontas ao nascimento, passando por outras cognições maturacionais, que são incrementadas dentro de janelas de tempo estabelecidas pela espécie a partir da exposição ao meio. No fim do continuum, estão as cognições adquiridas que atuam em tarefas aprendidas a partir de instrução explícita ou imitação. A habilidade cognitiva de ler, desenvolvida pelo cérebro humano, será enfocada mais aprofundadamente à luz da neotenia, alongamento da infância, e da hipótese da reciclagem neuronal, que prevê a cooptação de cognições já estabelecidas para a execução de novas tarefas criadas pela sociedade, como a leitura
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Abstract: From studies on the cognitive development of different species, we propose a continuum to classify different cognitions on the basis of its acquisition mode. It starts from the most spontaneous ones, that are ready from birth. Then the continuum progresses through maturational cognitions,...
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Abstract: From studies on the cognitive development of different species, we propose a continuum to classify different cognitions on the basis of its acquisition mode. It starts from the most spontaneous ones, that are ready from birth. Then the continuum progresses through maturational cognitions, that are implemented at restricted species-specific time-frames. Finally, the continuum features optional cognitions used to cope with tasks acquired through explicit instruction or imitation. The cognitive ability to read, developed by the human brain, will be more deeply focused under the light of neoteny, an enlengthening of infancy, and under the neuronal recycling hypothesis, which predicts the co-optation of already established cognitions for the execution of new tasks created by society, such as reading
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Aberto
Dinâmicas de interação nature-nurture : do imprinting à reciclagem neuronal,
Isadora Rodrigues de Andrade, Aniela Improta França, Thiago Oliveira da Motta Sampaio
Dinâmicas de interação nature-nurture : do imprinting à reciclagem neuronal,
Isadora Rodrigues de Andrade, Aniela Improta França, Thiago Oliveira da Motta Sampaio
Fontes
Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL (Fonte avulsa) |