Educação profissional e tecnológica no Brasil : estudo comparativo das políticas de internacionalização do CEETEPS e do IFSP
Juliana Ribeiro de Lima
TESE
Português
T/UNICAMP L628e
[Professional technological education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (277 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Estudar a internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é um desafio pela escassez de referências e ao mesmo tempo instigante uma vez que que os resultados permitem uma melhor compreensão da realidade de seu cenário. Como a internacionalização da EPT no Brasil,...
Ver mais
Resumo: Estudar a internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é um desafio pela escassez de referências e ao mesmo tempo instigante uma vez que que os resultados permitem uma melhor compreensão da realidade de seu cenário. Como a internacionalização da EPT no Brasil, demonstra ser temática em evolução e ao mesmo tempo atual para discussão acadêmica, o problema de pesquisa proposto foi: Como a política do governo federal e a política de governo estadual de São Paulo influenciam as políticas de internacionalização das instituições do ensino profissional e tecnológico no Brasil, especificamente o CEETEPS (SP) e o IFSP (SP)? Para responder aos questionamentos de pesquisa foi traçado como objetivo geral: estudar se a política do governo federal e a política de governo estadual de São Paulo influenciam as políticas de internacionalização das instituições do ensino profissional e tecnológico no Brasil, especificamente o CEETEPS (SP) e o IFSP (SP). O método proposto foi o estudo comparativo baseado em Bereday (1964), Aguilar (2001) e Ferrer (2002). O resultado esperado foi realizar estudo comparativo das políticas de internacionalização entre CEETEPS e IFSP, descrever as semelhanças, diferenças e explicá-las. Conclui-se a ausência de uma política de Estado que construa de forma mais sólida as ações de internacionalização não permitem que ações de internacionalização das IES sejam conectados e continuadas
Ver menos
Abstract: Studying the internationalization of Professional and Technological Education (PTE) in Brazil is a challenge due to the scarcity of references and at the same time intriguing since the results allow a better understanding of the reality of its scenario. Internationalization in higher...
Ver mais
Abstract: Studying the internationalization of Professional and Technological Education (PTE) in Brazil is a challenge due to the scarcity of references and at the same time intriguing since the results allow a better understanding of the reality of its scenario. Internationalization in higher education has been a recurring topic of discussion in Brazil, especially since the 2000s. Thus, like the internationalization of PTE in Brazil proves to be an evolving and current topic for academic discussion. The proposed research problem was: How do the federal government's policy and the São Paulo state government's policy influence the internationalization policies of professional and technological education institutions in Brazil, specifically CEETEPS (SP) and IFSP (SP)? To answer the research questions, the general objective was outlined as: to study whether the federal government's policy and the São Paulo state government's policy influence the internationalization policies of professional and technological education institutions in Brazil, specifically CEETEPS (SP) and IFSP (SP). The proposed method was a comparative study based on Bereday (1964), Aguilar (2001), and Ferrer (2002). The expected result was to conduct a comparative study of the internationalization policies between CEETEPS and IFSP, describe the similarities, differences, and explain them. It is concluded that the absence of a State policy that builds more solidly the internationalization actions does not allow the internationalization actions of the higher education institutions to be connected and continued
Ver menos
Aberto
Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Orientador
Jeffrey, Debora Cristina, 1977-
Avaliador
Antunes, Evelise Dias, 1980-
Avaliador
Batista, Sueli Soares dos Santos
Avaliador
Machado, Cristiane, 1966-
Avaliador
Educação profissional e tecnológica no Brasil : estudo comparativo das políticas de internacionalização do CEETEPS e do IFSP
Juliana Ribeiro de Lima
Educação profissional e tecnológica no Brasil : estudo comparativo das políticas de internacionalização do CEETEPS e do IFSP
Juliana Ribeiro de Lima